00:00
21° | Nublado

Florianópolis será palco de reunião do Conselho Nacional de Educação

O evento conta com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, FIESC, TCE/SC e SESI. (Crédito da foto: Divulgação)

Publicado em 12/04/2024

Os principais atores do cenário educacional, autoridades políticas, empresariais e representantes de classe do Sul do país se reunirão em Florianópolis, de 15 a 18 de abril, durante a reunião itinerante do Conselho Nacional de Educação (CNE). O evento ocorrerá nos Auditórios do Centro Integrado de Cultura (CIC), na FIESC e no Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC).

Temas cruciais e proposições de soluções para os desafios da educação brasileira serão apresentados ao longo do evento que, além da solenidade de abertura, terá encontros temáticos, com abordagem de assuntos como o Plano Nacional de Educação; o papel das Instituições de Ensino Superior (IES) Comunitárias e o case do Programa Universidade Gratuita; os desafios futuros da Educação Profissional Tecnológica (EPT); a Formação Continuada de Professores; a Organização Acadêmica da Universidade Brasileira; a trajetória e desafios da Pós-Graduação Stricto Sensu; além da importância da Educação Infantil e da Educação Integral.

O presidente do Conselho Nacional de Educação, Luiz Roberto Liza Curi, lembra que o Sul é a terceira região a receber a reunião. Antes, os conselheiros estiveram no Norte e no Nordeste. “É muito importante que o CNE mantenha esta aproximação regional, pois é uma forma de estreitar laços, ampliar o diálogo e tornar o conselho mais acessível às demandas da sociedade em relação às políticas educacionais”, relata.

Anfitriões

A iniciativa é encabeçada por duas lideranças educacionais do estado que ocupam cadeira no CNE: o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, e a presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e reitora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Luciane Bisognin Ceretta.

“A reunião ordinária do CNE em Florianópolis, em abril, é um marco significativo, pois representa o compromisso do órgão em se aproximar das diversas realidades educacionais do país. É fundamental que o Conselho Nacional de Educação saia de Brasília e percorra o país, pois só assim poderemos compreender de forma mais profunda as demandas e necessidades específicas de cada região, contribuindo assim para a construção de políticas educacionais mais justas e eficazes”, pontua Luciane.

O Conselho Nacional de Educação

O Conselho Nacional de Educação é um órgão de estado composto por conselheiros nomeados por decreto do presidente da República. Suas competências são normativas, deliberativas e de assessoramento ao Ministro da Educação, no desempenho das funções e atribuições do poder público federal em matéria de educação, cabendo-lhe formular e avaliar a política nacional de educação, zelar pela qualidade do ensino, velar pelo cumprimento da legislação educacional e assegurar a participação da sociedade no aprimoramento da educação brasileira.

Da redação

Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI

Fonte: Secretária de Estado da Educação

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045