00:00
21° | Nublado

Faxina prática e econômica: como utilizar produtos de limpeza de forma mais eficiente

Foto: Reprodução

Publicado em 16/10/2020

As idas ao supermercado para reabastecer a cesta de produtos de limpeza de casa está mais frequente. As mudanças nos hábitos de higiene têm um impacto neste aumento de gasto, claro, mas também há muito desperdício de produto, que não necessariamente garantem uma faxina mais prática ou melhor. Pequenas mudanças diárias com consciência podem ajudar a economizar e trazer mais prosperidade para o lar. Para economizar nos gastos e ter uma faxina super efetiva, confira as dicas da home expert Flavia Ferrari.

Leia os rótulos:

Produtos industrializados para faxina trazem as informações sobre a quantidade que deve ser utilizada, se pode ser diluído e percentuais corretos. Observar essas recomendações do fabricante é essencial. “Um exemplo de uso em exagero por falta de checagem do rótulo é do desinfetante. As pessoas costumam virar uma grande quantidade no chão ou no vaso sanitário, mas a recomendação normalmente é de usar uma tampinha”, explica Flávia. "E lembre-se sempre de respeitar o tempo para ação do produto. Desinfetantes, em geral, costumam agir apenas a partir de 10 minutos", acrescenta. Flavia ainda recomenda observar o rendimento de cada porção e se é possível utilizar menos, se for fazer uma limpeza mais reduzida.

Borrifadores:

Muitas vezes, as embalagens dos produtos são pesadas e as tampas das garrafas não favorecem uma aplicação de produto controlada, por isso Flávia recomenda transferir os produtos para frascos com borrifadores. “Especialmente nesse momento que o álcool se tornou ainda mais necessário, utilizá-lo com borrifadores pode economizar muito, além de evitar manchas, uma vez que evita que o produto escorra sem controle”, comenta.

Invista em bons panos:

Flávia explica que para a maioria das superfícies, o ideal é colocar o produto no pano. Por isso, é essencial ter um pano prático, em tamanho adequado, que facilitará a faxina e evitará o desperdício de produto. Há opções bem práticas no mercado, como os panos em rolo e o pano multiuso, além do pano de chão com encaixe para o rodo.

Atenção aos excessos

Além das dicas, Flávia reforça que uma quantidade maior de produto não quer dizer maior eficiência de limpeza, ao contrário, pode atrapalhar. “Muito produto pode causar manchas ou até desgastes, em especial em superfícies porosas que favorecem a penetração de líquidos. Além disso, produto demais podem comprometer a finalização da limpeza e vidros, pisos ou móveis terminarem com um aspecto embaçado ou grudento”, finaliza.

Da redação