00:00
21° | Nublado

Estudantes de SC são premiados na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia

Emanuel e Lucas descobriram o potencial cicatrizante e antibactericida do óleo da arnica da serra (Foto: Divulgação) **Clique para ampliar

Publicado em 30/03/2023

Dois estudantes do Ensino Médio do Colégio Bom Jesus Diocesano, de Lages (SC), Emanuel Schumacher Pereira e Lucas de Oliveira Woehl, e o professor da instituição, Daniel Marinho, receberam premiações na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), realizada em São Paulo neste mês.

Os alunos foram premiados pela Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq), pelo Instituto Butantan (Prêmio Inovação Júnior HackScience), pelo Rochester Institute of Technology (de Rochester, nos EUA) – com direito a participação na Genius Olympiad no mês de junho – e ainda ganharam o segundo lugar na categoria “Ciências Biológicas” da Febrace. Já o professor Daniel recebeu a premiação de Melhor Orientador do Estado de SC. 

Os alunos descobriram o potencial cicatrizante e antibactericida do óleo da arnica da serra, uma planta comum na região. O objeto de estudo fez parte da pesquisa realizada nas aulas de Iniciação Científica do Colégio. Os alunos também criaram, em 3D, um curativo em que o óleo da planta poderá ser utilizado na pele após novas pesquisas. Eles já haviam recebido premiações nas feiras internas do Colégio Bom Jesus (Ficem – Feira de Iniciação Científica do Ensino Médio e Ficef – Feira de Iniciação Científica do Ensino Fundamental). 

Governo de SC decreta situação de emergência em seis hospitais da Grande Florianópolis 

De acordo com Lucas, o processo para chegar até a Febrace foi bastante trabalhoso, mas gratificante e enriquecedor. “Tivemos de enfrentar muitas etapas para chegar à Febrace como finalistas. Tudo isso demandou dedicação e esforço, mas foi recompensador, pois conseguimos várias premiações que podem abrir portas”, comentou. 

Os pesquisadores também frisaram que a premiação nacional faz com que o projeto ganhe visibilidade e chance de continuidade, principalmente por conta do contato feito com grandes instituições científicas, como Butantan e Universidade de São Paulo. “A premiação nacional é um grande impulso para a gente continuar a desenvolver a ideia, fazer a testagem em outros laboratórios e desenvolver o curativo, que é o próximo passo”. Emanuel lembrou ainda que os contatos trouxeram possibilidades para eventos científicos internacionais, o que aumenta ainda mais as chances de industrializar o curativo num futuro próximo. 

O projeto

Emanuel e Lucas iniciaram o projeto de Iniciação Científica em 2019, com a pesquisa teórica sobre a planta, com o auxílio inicial da professora orientadora Chayane Cristina de Souza. Por meio da análise fitoquímica, eles descobriram quais compostos da arnica da serra (Senecio oleosus) teriam potencial para cicatrização e para evitar a proliferação de fungos e bactérias na região machucada. A planta é conhecida e utilizada em extrato hidroalcoólico pelas comunidades interioranas para tratamento de hematomas e lesões na pele – a ideia seria comprovar essas hipóteses. 

No ano de 2022, o projeto foi aperfeiçoado com a parceria do campus da Universidade Federal de Santa Catarina da cidade de Curitibanos, sob coorientação do professor doutor Cristian Soldi. O docente do Colégio Bom Jesus Diocesano e orientador dos alunos, Daniel Marinho, explicou que no laboratório da faculdade foi possível realizar a análise fitoquímica do óleo essencial das flores e folhas da planta, o que confirmou as hipóteses levantadas na pesquisa. Entre os 35 compostos encontrados, ficou comprovada a presença de componentes que possuem propriedades cicatrizantes, bactericidas, antifúngicas e antineoplásicas ‒ inibem o crescimento de tumores. 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br