00:00
21° | Nublado

Estão abertas as inscrições para o Concurso Gastronômico Fenaostra Creative City

Podem participar da competição alunos dos cursos de Bacharelado, Graduação Tecnológica e nível técnico de gastronomia, além de profissionais da área que atuam na Grande Florianópolis (Foto: Divulgação)

Publicado em 07/09/2017

Estão abertas as inscrições, nas categorias Acadêmicos e Profissionais, para a terceira edição do Concurso Gastronômico Fenaostra Creative City, durante a programação da 18ª Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana (Fenaostra). O evento será realizado nos dias 5 e 6 de outubro na Estácio Florianópolis. Podem participar da competição alunos dos cursos de bacharelado, graduação tecnológica e nível técnico de gastronomia, além de profissionais da área que atuam na Grande Florianópolis. As inscrições devem ser realizadas até as 13h do dia 2 de outubro de 2017, por meio do e-mail concursogastronomicofenaostra@gmail.com.

A comissão organizadora do concurso é formada por Elizabeth Maria Diamantopoulos Neme, da Estácio,  Fabiana Mortimer Amaral e Gustavo Maresch, do IFSC, Sabrina Gomes Dias, do Senac, Daniel Augusto Heerdt de Paiva, da Unisul e Márcia Regina Teschner, do Floripamanhã. Os vencedores das duas categorias receberão a premiação no dia da abertura oficial da Fenaostra. O edital completo pode ser acessado pelo site da Associação FloripAmanhã (www.floripamanha.org).

De acordo com a coordenadora do curso de Gastronomia da Estácio, Beth Diamantopoulos Neme, os estudantes do curso de Gastronomia da Estácio Florianópolis participarão da competição na categoria Acadêmico e também ajudarão na organização do evento. “Os recém-formados na instituição concorrerão ainda como profissionais. Novamente, a Estácio sediará o concurso gastronômico nessa festa tradicional da cidade, que evidencia a ostra, um produto local que coloca Florianópolis no cenário gastronômico local e internacional. Trabalhamos para que os alunos possam colocar em prática tudo que aprenderam em sala de aula, com o toque especial e a criatividade de cada um", afirma.

No último ano, a estudante Sádia Silva Oliveira, da Estácio, venceu em primeiro lugar a categoria Acadêmicos. Em 2017, o primeiro colocado de cada categoria ganha uma viagem (nacional ou internacional) para o ano de 2018, conforme a agenda do Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia.

O concurso é promovido pelo grupo gestor do programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia, tem a coordenação da Associação FloripAmanhã e apoio da Secretaria Municipal de Turismo. A ação tem o intuito de estimular novas formas de preparo tendo a ostra como ingrediente principal das receitas.

Nesse ano, a Fenaostra, tradicionalmente realizada no CentroSul, ocorrerá no Mercado Público e Largo da Alfândega, no Centro da Capital. Promovido pela prefeitura com o apoio dos alunos do curso de Turismo também da Estácio Florianópolis, o evento acontecerá dos dias 11 a 15 de outubro e terá a participação de maricultores da cidade, além de apresentações de bandas regionais.

 

Da Redação