00:00
21° | Nublado

Escola pública em SC é uma das únicas no país com polo exclusivo para superdotados

O Polo EEF Sagrado Coração de Jesus já atendeu mais de 130 alunos desde 2016, ajudando diversas crianças a desenvolver suas habilidades de uma forma que não seria possível apenas com a grade curricular comum (Fotos: Divulgação) **Clique para ampliar

Publicado em 18/11/2022

As crianças com altas habilidades e superdotação (AH/SD) precisam de um atendimento especial em relação à educação por terem seu próprio ritmo de aprendizagem e grande facilidade para absorver novos conteúdos.

Raul na sexta: Atraso no Santuário | A fome em SC | Carlos Moisés suspende recursos | E mais!

Infelizmente, o Brasil não oferece uma estrutura adequada para atender a esse público que sofre com a inadequação do sistema de ensino, mas uma iniciativa do Governo do Estado de Santa Catarina permitiu que uma escola oferecesse apoio especializado para as crianças com AHSD.

A importância do apoio especializado para crianças superdotadas

A EEF Sagrado Coração de Jesus, localizada em Canoinhas, microrregião de Santa Catarina, atua com o projeto de expansão dos serviços de atendimento educacional especializado (AEE) focando em estudantes com altas habilidades e superdotação, projeto idealizado e produzido pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e a Secretaria de estado de Educação.

De acordo com Viviane Posonski, pedagoga especialista em AH/SD, o polo possui uma grande importância para um melhor desenvolvimento das crianças com altas habilidades. “A escola Polo EEF Sagrado Coração de Jesus proporciona aos alunos todo o suporte tanto físico quanto humano para atendê-los como um todo. Nosso maior objetivo não é que o aluno absorva apenas o conteúdo acadêmico, mas observar o lado emocional para que o indivíduo atinja seus objetivos na sua plenitude".

Os benefícios do polo de apoio para os estudantes com altas habilidades

O Polo EEF Sagrado Coração de Jesus já atendeu mais de 130 alunos desde 2016, ajudando diversas crianças a desenvolver suas habilidades de uma forma que não seria possível apenas com a grade curricular comum. “Os atendimentos são realizados no contraturno escolar, onde o aluno permanece no polo durante 3 horas. Procuramos suplementar as habilidades e áreas de destaque de cada aluno em áreas que o currículo regular não abrange, pois na maioria das vezes são áreas que não fazem parte da grade curricular, como astronomia, meteorologia, música, etc”, expilca a pedadoga.

Os efeitos dos algoritmos no comportamento

Além das atividades desenvolvidas pelo polo, a escola também auxilia os professores do ensino regular a lidar com alunos com AH/SD de forma a estimulá-los a aprender melhor. “Orientamos alguns professores quanto à necessidade de diversificar os métodos para melhor atender a esses alunos que possuem AH/SD, pois é de conhecimento de todos que métodos tradicionais muitas vezes causam falta de interesse no aluno. Eles precisam ser constantemente instigados e desafiados a desenvolverem atividades que contemplem as ferramentas necessárias para poderem aprimorar suas habilidades”, ressalta Viviane.

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI