00:00
21° | Nublado

Dia dos Avós: mais ativos do que nunca, eles dão apoio emocional aos netos durante a criação

Foto: Reprodução

Publicado em 26/07/2021

Hoje, dia 26 de julho, é o Dia do Avós. O perfil das pessoas com mais de 50 anos mudou bastante nas últimas décadas. A nova geração de avós está muito mais ativa socialmente e economicamente. Além disso participam mais da criação dos netos. É o que mostra a pesquisa "Envelhecer com novidade: A influência dos avós na geração Alpha", realizada pelo C. Lab, laboratório interno de pesquisa da Nestlé Brasil em parceria com a Play Pesquisa e Conteúdo Inteligente, que entrevistou homens e mulheres na faixa etária de 50 a 80 anos, de todas as regiões do Brasil e das classes sociais A, B e C.

A relação da atual geração de avós com os netos também se mostra mais próxima do que nunca. Eles estão mais participativos na criação e ajudam a cuidar dos netos. Quando entrevistadas, as mães de 30 a 45 anos disseram que 51% das avós de seus filhos e 31% dos avôs, às vezes, ajudam na criação de seus filhos. Esta ajuda acontece cuidando quando alguém fica doente (81%), dando apoio emocional (82%), brincando e entretendo (75%) ou ficando com eles quando os pais viajam a trabalho (51%).

Em relação ao tempo para convivência entre avós, netos e bisnetos, o fim de semana ainda é o campeão em promover estes momentos. Cerca de 45% dos avós disseram que veem os netos nesses dias e 42% veem os bisnetos no fim de semana. No entanto, também há casos de convivência diária, cerca de 27% veem os netos todos os dias e 6% os bisnetos.

Isso também se reflete na percepção que os netos têm sobre os avós. De acordo com 92% dos entrevistados, seus netos os percebem como alguém que dá amor, 74% disseram que são vistos como alguém que faz comidas gostosas, e 74% alguém que faz a vontade do neto. "A atual geração de avós é composta por pessoas bastante ativas, que têm orgulho das realizações que fizeram ao longo da vida e mas ainda desejam viajar, curtir, ter saúde e disposição para acompanhar o crescimento dos seus netos e bisnetos. 
O Brasil vive um dos processos de envelhecimento mais intensos e rápidos do mundo. A projeção do IBGE é que em 25 anos a população de 60+ passará de 10% para 20%. Enquanto que a França, por exemplo, levou 145 anos para atingir esse percentual", destaca Vivian Beppu, gerente da Nestlé Brasil.


Da redação

 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp