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Como levar uma rotina profissional mais saudável?

'Quando não estamos felizes com nossas tarefas tendemos a nos manter mal-humorados, contagiando as pessoas ao redor”, alerta psicóloga

Publicado em 03/05/2017

O Dia do Trabalho foi comemorado internacionalmente nessa segunda-feira, dia 1º de maio. Essa data tem como intuito conscientizar a luta dos trabalhadores, desde a Revolução Industrial, por um ambiente de trabalho mais saudável. No entanto, apesar de terem conquistado muitos direitos que melhoraram as condições dos trabalhadores, o estresse ainda é o grande vilão da produtividade. De acordo com a psicóloga Aline Melo, quando não estamos bem emocionalmente, nossa concentração e decisões racionais são prejudicadas. “Podemos tomar decisões impulsivas, desmotivar a equipe da qual fazemos parte, e não conseguir colaborar de maneira assertiva no mundo corporativo”, alerta. Por isso, é bastante importante conhecermos nossos limites e dificuldades para identificarmos a hora de pedir ajuda.

Para manter uma rotina saudável no trabalho, Aline aconselha a manter um ambiente organizado, praticar a tolerância e paciência com os colegas, cuidar de si e da alimentação para estar bem disposto fisicamente e emocionalmente, além de manter relações amistosas e tranquilas. “No entanto, a primeira dica é ter prazer nas atividades do trabalho que desenvolvemos, porque quando não estamos felizes com nossas tarefas tendemos a nos manter mal-humorados, contagiando as pessoas ao redor”, comenta.

Também é necessário ter um momento para  se desligar dos e-mails de trabalho fora do expediente. “Manter-se o tempo todo com a cabeça no trabalho pode interferir em seu rendimento e criatividade, pois uma mente cansada não produz tão bem quanto a de alguém que troca o foco e se distrai, nem que seja por apenas algumas horas”, explica a especialista. “Mesmo sabendo que hoje em dia a pressão e exigência das profissões solicita que o trabalhador esteja sempre conectado, seja por redes sociais, e-mail, ou até mesmo por ligações, respeitar os limites é extremamente importante para não adoecermos”.

Os principais sintomas de quem está sofrendo com o estresse no trabalho são ansiedade excessiva, angústia, sentimento de tristeza e não conseguir aproveitar os momentos de lazer por não conseguir desconectar. Inclusive, há uma síndrome que define essas sensações, chamada Burnout, que pode ser reconhecida como um esgotamento profissional. “Essa síndrome pode ser confundida com depressão, porém, na verdade, está relacionada aos desgastes vividos com frequência pelo trabalhador. O tratamento muitas vezes inclui medicamentos e psicoterapia”, explica Aline.

O ideal é saber estabelecer prioridades e lidar com pressões sem se desesperar, por esse motivo os momentos de relaxar, seja com a família, amigos ou praticando algum hobby, são essenciais. “Tentar identificar prazer e não somente obrigações nas atividades do trabalho também ajuda muito a levar o período em que se está trabalhando de forma mais leve e saudável”, conclui a psicóloga.

 Da redação