00:00
21° | Nublado

Defesa Civil informa operação das barragens de contenção de cheias

Na imagem, a barragem de Ituporanga no dia 3 de novembro de 2023 (Foto: Divulgação) **Clique para ampliar

Publicado em 27/11/2023

Na manhã desta segunda-feira, 27, às 09h30min, foi iniciado o fechamento das Barragens Oeste e Sul, em Santa Catarina. O fechamento das comportas visa reduzir os níveis dos rios nos municípios à jusante, ou seja, abaixo dos barramentos, fazendo com que esses rios tenham maior capacidade de absorver o aumento da vazão causado pelas chuvas previstas.

De acordo com o Aviso Meteorológico emitido pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC), são esperados grandes volumes de chuva para a terça, 28, trazendo risco MUITO ALTO para ocorrências de alagamentos e enxurradas, e ALTO para inundações na Bacia do Rio Itajaí. 

Barragem Oeste, Sul e Norte

Na manhã da quinta-feira, 23, foi iniciado o processo de esvaziamento dos reservatórios das barragens de contenção de cheias, Sul e Oeste, na região do Alto Vale do Itajaí. As aberturas ocorreram de forma gradual ao longo do dia, sempre respeitando os níveis de referência dos municípios localizados abaixo dos barramentos. Visando acelerar a taxa de esvaziamento do reservatório, neste domingo, 26, na Barragem Oeste, em Taió, foi possível realizar a abertura do canal extravasor em 3 metros.

Temporal deve atingir Florianópolis nesta terça-feira

Na Barragem Norte, em José Boiteux, mesmo com duas comportas fechadas o reservatório segue diminuindo, devido à abertura permanente da galeria lateral. A SDC informa que está acompanhando de forma constante a situação e trará novas atualizações. Fique atento aos alertas e siga as recomendações das Defesas Civis dos municípios.

Da redação

 

Para voltar à capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045