00:00
21° | Nublado

Defesa Civil divulga previsão climática pra os próximos 3 meses

As chuvas diminuem em boa parte de SC no próximo trimestre (Foto Ricardo Wolffenbüttel/SECOM)

Publicado em 01/04/2024

No trimestre abril, maio e junho, que representa o outono e prepara o início do inverno, as chuvas diminuem em boa parte boa parte de Santa Catarina se comparado ao trimestre anteriores. Em abril, são esperados volumes entre 125 mm e 150 mm na região Oeste, enquanto nas demais localidades do Estado os valores ficam próximos ou abaixo de 100 mm. 

Em maio, com a proximidade do inverno, as frentes frias se tornam mais frequentes e os volumes de chuva aumentam ligeiramente no Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, ficando entre 125 mm e 200 mm, mas continuam próximos a 100 mm nas demais áreas do Estado. Em junho não há mudança na maior parte de SC, porém os acumulos de chuva mais significativos estão previstos para as regiões litorâneas da Grande Florianópolis ao Litoral Sul, com valores próximo de 100 mm.

Quanto às temperaturas, nos meses de abril e maio, elas ainda respondem ao padrão de outono, apresentando no geral grandes amplitudes térmicas. Já em junho a entrada de massas de ar frio se tornam mais frequentes e acabam mantendo as temperaturas em limiares mais baixos, caracterizando, assim, o início do inverno.

Previsão

o fenômeno El Niño, que vem castigando a Região Sul desde o ano passado, caminha para a neutralidade. Apesar disso, são esperadas chuvas acima da média, especialmente nas áreas do Litoral nos meses de abril e maio. Com a tendência de resfriamento, pode ocorrer  outro fenômeno, o La Niña, que se caracteriza por temperaturas mais baixas no trimestre de julho a agosto.

 

Gráfico da probabilidade trimestral de eventos de El Niño, La Niña e neutralidade. Fonte: IRI/CPC.

 

 

Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI

Fonte: SECOM

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045