00:00
21° | Nublado

Custo de Vida de Florianópolis tem alta de 0,46% em maio

Produtos fora de safra, como o tomate, tiveram alta de preço (Foto: Divulgação)

Publicado em 08/06/2017

A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) divulga nesta quarta-feira (7), o Índice de Custo de Vida na Capital em maio: 0,46%. Os dados para o índice foram coletados entre 2 e 31 do mês passado.

Os números do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) mostram que o resultado foi 0,34 ponto percentual inferior ao do mesmo período em 2016 - que registrou alta de 0,80%. Em comparação com o mês anterior, também houve redução de 0,11 ponto percentual - abril apresentou alta de 0,57%.

>>>>> Leia também:

Como falar sobre a crise financeira com as crianças?

Como cortar gastos desnecessários? Veja passo a passo

O resultado de maio foi especialmente impactado por aumentos em três grupos que compõem o índice: Alimentação (0,66%), Serviços Públicos (0,56%) e Outros Serviços (0,07%). O grupo Produtos Não Alimentares teve redução de -0,37%.

A alta no grupo Alimentação foi influenciada pelo aumento no preço dos produtos hortifrutigranjeiros (2,02), puxado por itens de consumo diário das famílias que estão fora de safra, como batata inglesa (15,94%), cebola de cabeça (13,46%) e tomate (4,57%).

Confira o relatório mensal e a série histórica do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Capital na página do Custo de Vida, no portal da Udesc Esag.

Sobre o índice

O Custo de Vida de Florianópolis é calculado desde 1968 pela Udesc Esag, em trabalho coordenado pelo administrador Hercílio Fernandes Neto, egresso da instituição. Reflete a variação de preços incidentes sobre os orçamentos das famílias da Capital, com base na comparação de preços de 319 itens. A relevância década produto para o cálculo do índice foi definida por meio de uma pesquisa de orçamento familiar, também realizada pela Udesc Esag.

 

Da Redação