00:00
21° | Nublado

Curso gratuito de programação de games forma terceira turma em junho

Foto: Divulgação

Publicado em 07/06/2017

Há tempo os games deixaram de ser apenas entretenimento, para também se tornar um negócio. O Brasil possui o maior mercado de jogos da América Latina. Em oito anos, a quantidade de empresas que desenvolvem games no país aumentou 600%, segundo a Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames). É nesse contexto que é desenvolvido em Florianópolis o curso gratuito “Aprendendo a Programar”, voltado para a área de games e que forma a terceira turma no dia 9 de junho. No total, serão 14 alunos formados que tiveram a oportunidade de aprender a lógica da programação, desenvolver um jogo e de aumentar as chances de entrada no mercado de trabalho.  

Todos os games desenvolvidos pelas turmas do Aprendendo a Programar são para Web e Android. Os alunos aprendem a exportar o jogo para as diferentes plataformas e depois podem compartilhar o que criaram ou também publicar o game na GooglePlay. “O projeto desperta os jovens para a área de tecnologia da informação (TI), onde atualmente, o mercado em Florianópolis está em plena expansão e com falta de mão de obra técnica especializada. Essa iniciativa, é a porta de entrada para dois mundos, o de jogos digitais e o da tecnologia da informação”, afirma Roger Humphreys, instrutor do projeto.

A iniciativa é desenvolvida pelo Comitê para Democratização da Informática em Santa Catarina (CDISC) desde o ano passado. Os jovens que participam do projeto têm entre 14 e 20 anos e possuem renda de até quatro salários mínimos. As aulas acontecem durante toda a semana e o curso tem duração total de 160 horas.

Conça mais sobre o projeto AQUI.

Sobre o CDISC

O Comitê para Democratização da Informática em Santa Catarina (CDISC) surgiu em 2001 em Florianópolis, com o objetivo de aumentar a inclusão digital. Os projetos são voltados para crianças e jovens de baixa renda. As iniciativas promovem o empoderamento digital tanto no estado, quanto no Paraná e no Rio Grande do Sul.

Da redação