00:00
21° | Nublado

Curiosidade: conheça as ações sustentáveis do Folianópolis 2018

Décima terceira edição da micareta traz uma série de iniciativas ambientais e sociais (Foto: Divulgação)

Publicado em 09/11/2018

A produção do Folianópolis, considerado o maior evento privado de Santa Catarina, vem trabalhando para promover edições cada vez mais sustentáveis. Conheça as ações ambientais e sociais desenvolvidas para a micareta:

Gerenciamento de resíduos

Com público estimado de 50 mil pessoas ao longo dos três dias de festa, uma das principais preocupações é com o gerenciamento consciente de resíduos, incluindo a separação de lixo reciclável e destino correto para os efluentes dos banheiros químicos. “Todos os processos são executados por empresas certificadas, garantindo que o evento tenha o menor impacto possível no meio ambiente”, afirma Lucas Soares, coordenador de produção do Folianópolis.

Uso de biodiesel

Todos os geradores de solo do evento serão movidos a biodiesel este ano, reduzindo consideravelmente as emissões de gases poluentes no ar, entre eles o CO2, um dos principais responsáveis pelo aquecimento global.

Meu Copo Eco

Durante o Folianópolis, o público terá a opção de utilizar o Meu Copo Eco em substituição ao copo descartável comum. No Brasil, cerca de 720 milhões de copos descartáveis vão parar na natureza todos os dias. A iniciativa Meu Copo Eco contribui para que mais de 1 bilhão de copos descartáveis deixem de ser utilizados anualmente em todo país. Feito em material resistente e 100% reciclável, o Meu Copo Eco poderá ser adquirido por R$ 6,00 (seis reais) nos dias do evento. Ao final, ele pode ser devolvido e o valor é reembolsado, ou ele pode servir como um belo souvenir do Folianópolis, já que será produzida uma estampa exclusiva para o evento. Em 2017, foram utilizados 120 mil copos descartáveis ao longo dos três dias.

Cortesia Solidária

Além das ações ambientais, o Folianópolis também volta sua atenção à questões sociais. Pelo quinto ano consecutivo, os convidados VIP da micareta são incentivados a realizar uma doação na retirada dos abadás, que é revertida para instituições de caridade da região. Em 2017, foi arrecadada a quantia de R$ 20.400,00 (vinte mil e quatrocentos reais), que foi 100% destinada ao Centro de Educação e Evangelização Popular - CEDEP, que atende mais de 500 crianças e jovens na comunidade do Monte Cristo, um dos bairros mais vulneráveis da cidade. A instituição oferece atividades esportivas, culturais e pedagógicas, gerando oportunidades para a formação de uma sociedade melhor.

Movimentação do turismo e geração de emprego

As datas em que ocorre o Folianópolis registram a terceira maior ocupação hoteleira da cidade, atrás apenas do Carnaval e Réveillon, segundo o Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Bares de Florianópolis. O evento gera cerca de 3 mil posições de trabalho diretas e indiretas na época da micareta, além de manter uma equipe de cerca de 100 pessoas envolvidas com o evento ao longo de todo o ano, incluindo áreas de comunicação, comercial, administrativo, entre outras.

Da redação