00:00
21° | Nublado

Cronograma da faxina: prática contribui para uma rotina mais leve

Organizar as tarefas durante a semana pode facilitar a vida de quem mora sozinho, divide a casa com alguém, de casais e famílias (Foto: Reprodução)

Publicado em 21/08/2020

A rotina de casa mudou bastante nos últimos meses. O home office e as aulas à distância tornaram a convivência e os dias mais intensos com o acúmulo de atividades. A mudança trouxe novas necessidades de organização de tempo e rotina, o que impactou também a forma de fazer a manutenção e a limpeza do lar, incluindo ainda novos hábitos de higiene.

Para aliviar a carga dos afazeres domésticos e tornar o dia a dia mais leve, evitando também possíveis conflitos, a home expert Flávia Ferrari sugere instaurar um cronograma da faxina em casa. Ela indica que o primeiro passo é listar todas as atividades que precisam ser feitas. É possível segmentar em: atividades diárias, como lavar as louças, limpar pequenas sujeiras e retirar os lixos; as semanais, como a faxina dos cômodos, fazer compras e lavar roupas; assim como definir a frequência de outras atividades variáveis, como cozinhar, já que cada família tem a sua dinâmica.

O próximo passo é entender quem ficará responsável por cada tarefa, considerando aqueles que têm mais facilidade em cada uma. “Se apenas uma pessoa cozinha, os outros moradores podem se dividir com a louça, por exemplo”, comenta Flavia. As crianças também podem participar, respeitando as possibilidades para a segurança em cada idade. “Os menores podem guardar brinquedos e objetos fora de lugar, enquanto adolescentes ficam responsáveis por tarefas fixas como arrumar a cama, cuidar do pet ou retirar o lixo”. 

“Para entender quanto tempo você precisa para as atividades, sugiro o que chamo de ‘cronograma expresso’. Cronometre 10 minutos e faça as atividades diárias. Isso serve, por exemplo, para entender quanto tempo se gasta para arrumar a cama, preparar o café da manhã, lavar e guardar as louças”, explica.

Com a lista de tarefas e a divisão das funções, é hora de olhar a agenda da família para organizar um cronograma que faça sentido e ajude a tornar a semana mais leve. Flávia explica que a rotina de manutenção da casa deve considerar ainda quando as pessoas estão mais descansadas e livres, conciliando agenda profissional, escolar e atividades extras.

“Uma pessoa pode ter uma segunda-feira mais intensa, por conta de reuniões de trabalho, então é melhor que o cronograma deste dia preveja apenas as atividades mais rápidas ou essenciais, como a limpeza de móveis. Para aumentar a praticidade das tarefas, Flavia recomenda o uso de produtos aliados, como panos reutilizáveis, por exempo, que, de acordo com ela, agarram melhor a sujeira, são fáceis de lavar e secam rápido”.

Com a divisão de tarefas, a rotina deve ficar mais fácil para todos os tamanhos de família e até para quem mora sozinho. A especialista complementa que alguns produtos não podem faltar na casa. Além dos produtos de limpeza tradicionais, há alguns coringas essenciais, como vinagre e bicarbonato de sódio.

Da redação