00:00
21° | Nublado

Creches municipais incentivam a amamentação


Publicado em 04/09/2012

Treze unidades de educação infantil, ligadas à Secretaria Municipal de Educação, já participam da campanha que visa incentivar o aleitamento materno nas creches, permitindo que a mãe amamente seu filho na própria unidade durante o horário em que estiver disponível. Da mesma forma, as mães que não puderem se deslocar podem enviar seu leite em um recipiente adequado para que seja oferecido aos seus pequenos durante o período em que lá permanecerem. O projeto “Creche Amiga da Amamentação”, em parceria com o Programa “Saúde na Escola”, é desenvolvido pela Secretarias Municipais de Educação e Saúde de Florianópolis.

Neste ano, mais três unidades aderiram ao programa: Ingleses, Lausimar Maria Laus e Poeta João da Cruz e Souza. Para Neiva Comicholli Martins, diretora da Creche Orlandina Cordeiro, do bairro Saco Grande, a iniciativa que tem sido adotada pela unidade desde o início do ano passado tem trazido bons resultados. “Além de fortalecer o vínculo materno, facilita a adaptação dos bebês na creche”, afirma.

Outra instituição integrante do projeto é a creche Vila União, que, segundo a diretora Eliane Gomes Bongiolo, vem surpreendendo positivamente devido aos bons frutos colhidos, sobretudo, no que se refere ao comportamento dos bebês que se adequam mais rapidamente ao espaço. “Muitas mães vinham todos os dias até a unidade para a amamentarem seus filhos, favorecendo a aproximação das crianças com o novo ambiente”.

Andréa Fischer