00:00
21° | Nublado

Concurso 'Nutrindo Canções' quer entreter e conscientizar estudantes sobre alimentação saudável

A iniciativa faz parte de um projeto de educação nutricional desenvolvido pelas empresas responsáveis pelas refeições servidas nas escolas estaduais (Foto: Reprodução)

Publicado em 21/06/2017

O uso da comédia para modificar o enredo de poemas, músicas e outras obras de arte é um recurso que está em alta entre os artistas. A canção 'Despacito’, do porto-riquenho Luis Fonsi, por exemplo, tem movimentado as redes sociais com versões hilárias que já somam mais de 10 milhões de visualizações. Pegando carona no sucesso que os influenciadores digitais fazem com as paródias, bem como no projeto Rádio Comida, que cria paródias relacionadas à alimentação, as empresas Nutriplus e Risotolandia, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, lançam o concurso de paródias ‘Nutrindo Canções’, que busca conscientizar os estudantes sobre a importância de manter bons hábitos alimentares. 

O concurso irá premiar 37 alunos da rede estadual de ensino que elaborarem as melhores paródias de músicas com o tema alimentação saudável e adequada. A iniciativa faz parte de um projeto de educação nutricional desenvolvido pelas empresas, que são responsáveis pelas refeições servidas nas escolas estaduais. “Esse é mais um projeto que vai permitir que os jovens relacionem a alimentação saudável de maneira prática, lúdica e com algo que se identificam, no caso a música”, ressalta o diretor de Articulação com os Municípios da SED, Osmar Matiola.

"Sabemos que a música está no dia a dia dos alunos e possibilita a expressão de emoções, sentimentos e do pensamento crítico. Além disso, contribui nos aspectos cognitivo, afetivo e social, podendo ser usada como ferramenta para reflexão de conteúdos", explica o gerente de comunicação da Nutriplus, Antônio Carlos Valini. "Considerando a facilidade de memorização e interpretação das canções presentes no cotidiano dos estudantes, além dos sucessos que os influenciadores digitais fazem com tal gênero, a nossa proposta é utilizar a música como ferramenta na abordagem do tema alimentação saudável, com o intuito de despertar a curiosidade dos estudantes e auxiliar na memorização e na compreensão da importância de uma alimentação adequada", reforça a gerente operacional da Risotolândia, Renata Maluly.

Quem pode participar

As inscrições para o concurso estão abertas até 30/06 para estudantes do quinto ao nono ano do ensino fundamental de Santa Catarina e podem ser feitas individualmente ou em duplas na secretaria das escolas estaduais. Mais de mil unidades de ensino estão aptas a participar do projeto, sendo que apenas um candidato por escola será selecionado para a etapa estadual. As paródias serão avaliadas pela coerência com o tema, clareza e organização das ideias, originalidade, criatividade e mensagem apresentada. Outros critérios serão vocabulário utilizado; regras gramaticais; e destaque na apresentação da música, que deve ser gravada em vídeo. Os autores das 37 melhores paródias serão premiados com um headphone supra auricular sem fio com tocador de MP3 cada. 

Da redação