00:00
21° | Nublado

Cidasc abre inscrições para Seminário sobre qualidade dos Produtos Orgânicos em SC

(Foto: Divulgação)

Publicado em 16/05/2017

Estão abertas as inscrições para participar do “Seminário sobre qualidade dos Produtos Orgânicos em SC”, organizado pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, em parceria com a Comissão de Produção Orgânica do Estado de Santa Catarina – CPOrg-SC. O evento ocorrerá durante a Semana Nacional do Alimento Orgânico, no próximo dia 1 de junho, a partir das 8 horas, no auditório da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – Epagri, em Florianópolis.

Na oportunidade, serão apresentados os resultados do Programa de Monitoramento dos Resíduos de Agrotóxicos em Produtos Orgânicos – MPOrg-SC. Esse monitoramento é uma das atividades desenvolvidas pela Cidasc mediante o Programa SC Rural (Projeto 127), da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca – SAR, que foi desenvolvido com êxito desde 2012 e concluído em 2017.

Por meio do Programa SC Rural, a Cidasc realiza coletas, na produção e no comércio, de amostras de alface, repolho, banana, batata, cebola, cenoura, maçã, morango, tomate, pimentão, arroz, feijão e brócolis, em 90 municípios, que chegam ao consumidor sob o rótulo “orgânico”.

O trabalho de acompanhar e fiscalizar produtores, pontos de venda e empresas certificadoras de vegetais orgânicos acontece desde 2012 e, em média, 95% das amostras inspecionadas estão em conformidade com a legislação. O Programa de Monitoramento da Produção Orgânica é considerado destaque nacional por sua amplitude, ao todo são monitorados aproximadamente mil produtores de vegetais orgânicos distribuídos em todas as regiões do estado. De 2012 a 2017 foram examinadas cerca de 1.700 amostras, metade delas coletadas no produtor e outra metade em pontos de venda.

Também serão apontados os resultados do Questionário Institucional sobre Alimentos Orgânicos, por meio dos quais saberemos o que pensam os produtores, técnicos, público consumidor e outros agentes envolvidos com o alimento orgânico. Essas informações serão úteis para a proposição de políticas públicas para o setor.

O Gestor da Divisão de Fiscalização de Insumos Agrícolas da Cidasc, Matheus Mazon Fraga, explica que as informações orientarão os trabalhos de análise de resíduos, identificando os pontos fortes e fracos na produção de orgânicos em Santa Catarina.

Inscreva-se para participar do Seminário clicando aqui.

 

Da Redação