00:00
21° | Nublado

Cidade Limpa agita o centro histórico de Florianópolis nesta sexta e sábado

(Foto: Divulgação)

Publicado em 05/05/2017

O holandês Evert Verhagen, no artigo ‘Qualidade Líquida de Cidade’, resume as necessidades básicas de uma cidade: limpa, verde e segura. “Um ambiente limpo cria uma aura de atenção e cuidado”, afirma o pesquisador responsável por vários projetos bem-sucedidos de renovação urbana. Este importante tema é o foco do evento ‘Cidade Limpa’, que será realizado nos dias 5 e 6 de maio pelo Movimento Traços Urbanos, em Florianópolis.

Na programação, palestras, debates, oficina de arquitetura voltada para crianças e mutirão de limpeza na região do Centro Histórico Leste da capital. As atividades serão realizadas no Museu da Escola Catarinense (MESC) – rua Saldanha Marinho, 196 – e integram a programação do evento Nossa Rua, promovido pelo movimento, que também contará com Caminhadas Culturais pela região, nos dias 6 e 13.

Informações e inscrições em www.movimentotracosurbanos.com/agenda.php. A ação ‘Cidade Limpa’ conta com o apoio do MESC, da AsBEA-SC, do Hotel Porto da Ilha, da Brooks Ambiental, do Hippo Supermercados e do Paladar das Artes Café.

AGENDA:

5 de maio – das 19h às 21h

Palestra Espaços Urbanos

apresentação do case Cidade Ativa, uma organização social com sede em São Paulo que luta por cidades mais inclusivas, resilientes e saudáveis, com foco na leitura e transformação da paisagem e das pessoas.
projeto ‘Cidade Limpa’, apresentado pelo jornalista Marcelo Palinkas, responsável pela implantação do projeto Cidade Limpa em Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo.

6 de maio

9h – café orgânico coletivo

10h – ‘Oficina: arquitetura para as crianças’, ministrada pela arquiteta e urbanista Simone Sayegh, cofundadora da Pistache Editorial – que propõe a difusão do conhecimento da técnica e dos aspectos sociais da arquitetura –  e coautora do livro Casacadabra, publicação que apresenta dez casas de referência na arquitetura nacional e internacional e estimula a criança a pensar sobre sua casa e sua cidade. A atividade é aberta para crianças de 6 a 12 anos. Inscrições limitadas a 30 participantes.

10h – mutirão de limpeza pela área do entorno do MESC, liderada pelo Movimento 1, que realiza ações com cunho Social, Arte e Entretenimento e Educação em Florianópolis.

10h – primeira edição da Caminhada Cultural, em frente a Catedral Metropolitana. O tour seguirá um percurso por dez pontos da região, comandado pelos guias de turismo Jaqueline Vargas, Franciele Dias, Rodrigo Stüpp e Isaac Ribeiro. O encerramento será às 12h, com piquenique coletivo, na Praça dos Três Poderes. A experiência será repetida no dia 13 de maio, porém com narração em inglês, das 11h às 13h.