00:00
21° | Nublado

Chegam a Florianópolis peças de 13 toneladas que serão usadas na Ponte Hercílio Luz

Peças de ligação das barras de olhal. (Fotos: James Tavares/Secom)

Publicado em 03/07/2017

As peças que vão permitir a ligação das barras de olhal com os blocos de ancoragem na Ponte Hercílio Luz chegaram ao canteiro de obras da empresa responsável pelos trabalhos, na manhã desta segunda-feira, 3, em Florianópolis. São quatro peças de 13,3 toneladas cada, que foram transportadas de carretas de Ipatinga, em Minas Gerais, para a capital catarinense.

O engenheiro fiscal da obra, Wenceslau Diotallevy, informou que as peças serão colocadas depois da substituição das barras de olhal antigas pelas novas e após o processo de transferência de carga, previsto para outubro deste ano.

“Serão duas peças de ancoragem no lado continental e duas no lado insular da ponte. Elas serão fixadas nos blocos através de cabos. Isso permite a ancoragem de todo sistema de sustentação da ponte, que é suportado pelas barras de olhal. São peças importantes e fundamentais para a recuperação da Ponte Hercílio Luz”, explicou o engenheiro.

As peças foram fabricadas pela Usiminas, no estado de Minas Gerais, e o custo total de todas as unidades instaladas será de R$ 2,9 milhões. “As peças foram fabricadas com aço especial e passaram por todas as especificações técnicas”, destacou Wenceslau.

Barras de olhal

Também chegaram ao canteiro de obras nesta segunda-feira mais 24 barras de olhal. Até o momento, foram entregues 48 barras. Ao todo, serão 360 destas peças que vão substituir as existentes, responsáveis pela sustentação da ponte. As barras têmm em médiam 13 metros de comprimento, 750 milímetros de largura, 50 milímetros de espessura e pesam cerca de 1,8 toneladas. Também foram fabricadas pela Usiminas, e o custo de todas as unidades é de R$ 47,2 milhões.

 

 

Da Redação