00:00
21° | Nublado

Chegada de frente fria provoca mudança no tempo em SC, com muita chuva, vento forte e ressaca do mar

(Foto: Divulgação)

Publicado em 06/10/2017

Está prevista a chegada de uma frente fria nesta sexta-feira, 6. Haverá aumento de nuvens e chuva ainda de manhã no Oeste e Sul, próximo à divisa com o Rio Grande do Sul. No decorrer da tarde e noite, a chuva se estende às demais regiões de Santa Catarina. A Epagri/Ciram alerta que há risco de temporais localizados com ventos fortes e granizo. O vento, de Noroeste e Sul, deve passar dos 60km/h. 

A temperatura fica alta no estado, com sensação de ar abafado, mas vai diminuindo no fim do dia. A condição é favorável para acumulado elevado de chuva no período, com pontuais em torno de 60mm em localidades isoladas, especialmente do Oeste ao Sul, e no Planalto Norte.

Final de semana

O sábado terá chuva em parte da manhã em SC, mas o tempo deve melhorar no decorrer do dia no Sul e na Grande Florianópolis. No Oeste e Meio-Oeste, voltam a ocorrer pancadas de chuva e temporais localizados com granizo no decorrer da tarde e noite. A temperatura estará mais amena, com pouca variação devido à nebulosidade.

O domingo também será de tempo instável, com condição de chuva no estado, devido à formação de um sistema de baixa pressão na costa de SC. Ainda há risco de temporais localizados com chuva forte, especialmente no Litoral.

Risco de ressaca e alagamento no Litoral de SC

Durante o fim de semana, retorna a condição de ressaca no Litoral de SC. Ondas vindas de Nordeste a Sudeste, com período curto (entre 6s e 7s) e altura de até 2m, atingem o Litoral no sábado. No domingo, a ondulação de Sudeste a Nordeste, com período entre 8s e 9s, ganha força, em especial no Litoral Sul do estado, podendo ultrapassar os 2,5m. Além das ondas, pode ocorrer o empilhamento das águas na costa. No sábado à tarde e domingo pela manhã, esse empilhamento se intensifica em decorrência do vento de quadrante Sul/Sudeste, podendo causar inundações nas áreas mais baixas da costa catarinense.

Devido à ressaca ocorrida nas últimas semanas, a linha de costa está bastante comprometida em algumas praias. A ressaca prevista para este fim de semana pode agravar a erosão. Recomenda-se especial atenção para os horários de maré astronômica cheia, quando o nível do mar ficará ainda mais elevado.