00:00
21° | Nublado

Catarinenses disputam competição nacional de arbitragem

Foto: Divulgação

Publicado em 24/10/2019

Santa Catarina é o quarto maior estado brasileiro com processos parados em seus tribunais, resultado de um judiciário lento e oneroso. Neste cenário, vem crescendo exponencialmente o interesse das empresas em solucionar seus conflitos em câmaras de mediação e arbitragem, conhecidas por serem mais rápidas e por oferecerem soluções técnicas especializadas.

Para estimular o interesse em mediação e arbitragem, especialmente entre os estudantes de direito e jovens advogados, neste mês de outubro, ocorre em São Paulo a 10ª Competição Brasileira de Arbitragem, promovida pela CAMARB, uma das principais câmaras para a resolução de conflitos empresariais do país.

Os catarinenses serão representados pelo Time UFSC | Menezes Niebuhr, composto por oito estudantes de direito da Universidade Federal de Santa Catarina, sendo que quatro são estagiários do escritório Menezes Niebuhr, de Florianópolis. O sócio Gustavo Schlosser, especializado em direito empresarial, é um dos coachs do Time e destaca que a mediação e a arbitragem têm enorme potencial de expansão nas empresas catarinenses, inclusive com câmaras locais, como a da ACIF. Para o advogado, “falta ao mercado catarinense conhecer um pouco melhor as vantagens da mediação e da arbitragem, instrumentos que podem diminuir significativamente o grau de risco jurídico para as empresas, porque resolvem os conflitos com celeridade, de forma técnica e com custos cada vez mais acessíveis”.

Após vencer a etapa da Região Sul, que contou com 14 equipes das principais universidades do Brasil, em Porto Alegre (RS), o time catarinense garantiu o melhor resultado de uma preparatória na história da UFSC. Agora, a equipe segue para a fase final da maior competição que ocorre entre os dias 24 e 27 de outubro, em São Paulo.

A competição da CAMARB é disputadíssima, com a participação de equipes de diversos estados. Os catarinenses têm uma rotina intensa de treinamentos, que já se estende por mais de seis meses, e estão confiantes em trazer para casa um belo resultado.  

Da Redação