00:00
21° | Nublado

Campanha “Mulher: o voto que muda a política” é lançada na ALESC

“Mulher: o voto que muda a política”, lançada em sessão solene na ALESC, tem como objetivo a participação feminina na política (Crédito da foto: Vicente Schmitt / Agência AL)

Publicado em 26/03/2024

Estimular a participação feminina na estrutura político-social e reconhecer a importância dos posicionamentos das mulheres e suas conquistas são o objetivo da campanha “Mulher: o voto que muda a política”, lançada em sessão especial na noite desta segunda-feira (25) na Assembleia Legislativa, presidida pela deputada Paulinha (Podemos). A proposição é das deputadas Paulinha, que é coordenadora da Secretaria da Mulher, e Luciane Carminatti (PT), procuradora da Mulher na Alesc.

Homenagens

Durante a cerimônia de lançamento da campanha, foram homenageadas mulheres que se destacam em diferentes áreas de atuação. De acordo com a deputada Paulinha,  a campanha Mulher: o voto que muda a política tem o objetivo de “mostrar para a sociedade catarinense, pela primeira vez, mulheres que presidem os órgãos onde atuam e o quanto o desempenho dessas instituições têm se renovado com a participação feminina”.

Paulinha acredita que, além de se colocar como candidata na política, a campanha leva as mulheres a repensarem sua opinião em relação a outras mulheres.

“A homenagem é para reconhecer as mulheres que já conquistaram um maior espaço na sociedade, não só pela luta, pela construção que cada uma delas tem, mas também para mostrar a outras tantas mulheres que é possível conquistar mais espaços”.

Participação feminina na política

Carminatti ressaltou a trajetória nada fácil de todas as mulheres presentes e homenageadas durante sessão, e destacou que temas relativos às mulheres deveriam ser tratados não apenas no mês de março, mas nos 365 dias do ano. "Para incentivar candidaturas e apoiá-las precisamos desde já desenhar um cenário diferente para as eleições deste ano, a começar pelo pleito municipal, porque a situação que nós temos hoje deixa muito a desejar quando o tema é participação feminina”.

Ainda sobre a representatividade feminina, Carminatti pontua que o Legislativo estadual é composto por 37 deputados homens e apenas três mulheres. “Temos apenas três mulheres para representar mais da metade do eleitorado catarinense que é feminino, formado por mães solo, de filhas, de netas, de avós, de tias, de sobrinhas, enfim de diferentes mulheres com diferentes olhares e concepções", comenta a deputada Carminatti.

Participação feminina na política nacional

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as mulheres representam 52% do eleitorado brasileiro, mas apenas 33% das candidaturas são femininas. Destas, apenas 15% são eleitas.

Carminatti destacou que a situação não tem se alterado nos últimos 20 anos. “O Observatório Nacional das Mulheres na Política analisou dados das eleições de 2002 a 2022 e mostrou um resultado bastante desafiador para nós mulheres que lutamos por mais espaço na política. O número de deputadas estaduais eleitas passou de 12,65% para 17%. Em duas décadas não chegamos a 1/5 de todos os deputados eleitos no país. São quatro homens para cada mulher eleita, numa relação evidentemente desigual de poder".

De acordo com a parlamentar, "o crescimento mais expressivo foi de deputados federais que passou de 8,19%, em 2002 para 17,74% em, 2022. Número ainda com pouca expressão. Mesmo que nós uníssemos toda a Bancada Feminina na Câmara Federal, seria insuficiente para aprovar um Projeto de Lei”.

No Senado Federal, o cenário é ainda mais desafiador, conforme a parlamentar. Segundo Carminatti, em 20 anos, o número de senadoras brasileiras se manteve em 14,81% das cadeiras.

"Quando chegamos ao Executivo Estadual, a situação não é diferente. O quadro de governadores se manteve estável de 2002 para cá. eram 7,41% eleitas. Índice que se repetiu 20 anos depois, e se já é assustador ver o cenário nacional. Ao analisarmos os dados de Santa Catarina, a situação consegue ser ainda pior. Quero deixar claro aqui que eu não faço nenhuma crítica aos meus colegas deputados, mas destaco uma situação alarmante de falta de representatividade do eleitorado feminino catarinense.”

Trazendo mais dados, Luciane apresentou que o Tribunal Superior Eleitoral mostrou que, em um ranking de 186 países, o Brasil está com 17.5% do parlamento composto por mulheres, enquanto a média mundial é 25.7%.

 

Mês da Mulher no Parlamento catarinense

No mês em que se enaltece o Dia Internacional da Mulher, a Alesc realizou uma série de ações com palestras, conferências e homenagens. Um dos destaques foi o lançamento do livro digital Vozes das Mulheres Catarinenses. A obra, organizada pela Bancada Feminina do Parlamento catarinense e idealizada pela deputada Paulinha, com a contribuição da deputada Luciane Carminatti e das ex-deputadas Marlene Flengler e Ada de Luca.

Várias regiões do Estado receberam, ainda, o Fórum da Mulher Empreendedora, que visa à iniciativa e ao empreendedorismo feminino. Também foi lançado no Hall da Assembleia Legislativa o livro “Ela: O direito de escolher e a responsabilidade de assumir”. A obra foi feita em coautoria de 34 mulheres da Região Oeste do Estado, num compilado de textos que valorizam a vida e a trajetória de lideranças femininas.

Relação das homenageadas

Luciane Bisognin Ceretta - Presidente da ACAFE
Ana  Cristina Ferro Blasi -  Desembargadora TRF4 - Juíza do TRE
Marcilei Vignatti - Presidente da Federação das Câmaras de Vereadores de Santa Catarina, UVESC.
Maria do Rocio Luz Santa Rita - Desembargadora Presidente do TRE/SC
Cláudia Prudêncio - Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional de Santa Catarina.
Janiara Maldaner Corbetta - Juíza presidente da Associação dos Magistratura Catarinense.
Marilisa Boehm - Vice-governadora de Santa Catarina.
Marisa Luciana Schvabe - Presidente do Conselho Regional de Contabilidade
Sorilei Aparecida Thiele Dapper - Vereadora de Navegantes
Giselle Chirolli - Vereadora de Blumenau
Déborah Almada - Presidente da Associação Catarinense de Imprensa (ACI)
Joana Célia dos Passos - Vice-reitora da UFSC
Fernanda Vanhoni - Vice-Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia
Zélia Terezinha de Souza - Servidora efetiva com mais tempo de atividade da ALESC
Rosália Soares - Servidora terceirizada com mais tempo de atividade da Alesc
Maria da Graça Rogério - Servidora terceirizada com mais tempo de atividade da Alesc
Zena Becker - Secretária Municipal de Turismo, Esporte e Cultura de Florianópolis

Câmara de Vereadores de Águas Frias: Ediane de Carli Trevelin, Luana Basso, Simoni Ballena e Tatiane Andressa Sabino.

Câmara de Vereadores de Ipirá: Arlete Teresinha Huf, Isabel Cristina Hilgert Koch, Professora Ozaide, Janete Angeli da Mota e Bernadete Schwingel.

Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI

Fonte: ALESC

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045