00:00
21° | Nublado

Camerata Florianópolis apresenta temas do rock


Publicado em 18/11/2012

A Camerata Florianópolis, sob a regência do maestro Jeferson Della Rocca, em conjunto com uma banda de rock e os vocalistas Carla Domingues e Daniel Galvão, apresentará terça (20) e quarta (21) o espetáculo "Rock’n Camerata" no Teatro Pedro Ivo, interpretando clássicos do rock mundial, de algumas das mais legendárias bandas do gênero. Os arranjos são do compositor/pianista Alberto Heller. O ingresso custa R$ 40 e pode ser adquirido nos teatrosPedro Ivo e TAC, na sede da Camerata Florianópolis e pelo site www.blueticket.com.br.

Para viabilização do "Rock`n Camerata" a orquestra conta com o patrocínio da WOA Empreendimentos Imobiliários, Intelbras e Cassol Center Lar, com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura.O espetáculo a é um dos maiores sucessos de público da orquestra, que superlotaram as 18 apresentações realizadas desde 2008. Nesta edição, a orquestra realiza uma retrospectiva dos maiores sucessos dos cinco anos do espetáculo, além da inclusão de quatro novos arranjos inéditos.

Da mesma forma que o "Rock’n Camerata" apresentado nos últimos anos, não se trata de uma releitura acústica dos clássicos do rock. Foram preservados os principais elementos dos arranjos originais, mas incluiu-se uma especial orquestração aos mesmos. A intenção não foi tornar o repertório mais leve, por isso serão usados instrumentos elétricos e a orquestra será amplificada.

A Camerata Florianópolis vem desenvolvendo desde 2001 um programa de aproximação da música clássica com a de diversos outros gêneros, porque defendemos que existe apenas a música bem ou mal elaborada, então a música erudita pode existir em qualquer gênero musical, inclusive nos ritmos populares.

A orquestra acredita que grande parte do sucesso que teve no processo de renovação de plateia para a música erudita tem relação com a aproximação com repertórios de gênero popular, buscando dar outro tratamento a ele, quebrando o mito de que o músico erudito não “se mistura”, que é arrogante ou que não está aberto a também experimentar o novo. Se a música africana influenciou a música brasileira, a árabe a espanhola, a espanhola a de países da América, o blues e jazz as composições de clássicos como Gershwin e Dvorak, porque não continuar se entregando a misturas. Certamente o resultado será positivo e não existe o risco da música de cada qual deixar de existir, mas certamente o saldo da arte estar promovendo a união das pessoas de diferentes preferências é extremamente bem-vindo.

Quanto aos aspectos musicais da junção de uma orquestra com uma banda, os arranjos foram elaborados com a preocupação de não reduzir nenhum dos sujeitos em acessório do outro. A busca minimamente desejável é que a soma de elementos de ambos os gêneros possam produzir algo novo, uma música erudita, de forma a influenciar o gosto musical do público que assistir ao espetáculo, quebrando mitos e derrubando barreiras.

Repertório:

1. Tocata e fuga – Bach
2. Detroit Rock City – KISS
3. Another Brick In The Wall Part 2 – Pink Floyd
4. Born to be Wild – Steppen Wolf
5. Kashmir – Led Zeppelin
6. Smoke on the Water – Deep Purple
7. Rock you like a hurricane – The Scorpions
8. Sweet Child O'mine – Guns'n Roses
9. The Spirit of Radio – Rush
10. Highway to Hell – AC/DC
11. The Phantom of the Opera – Nightwish
12. Pelado – Ultraje a Rigor
13. Enjoy the Silence – Depeche Mode (Lacuna Coil)
14. We will rock you – Queen
15. I love rock'n roll – Joan Jett and The Blackhearts

Andréa Fischer