00:00
21° | Nublado

Balanço Cidadão: documento virtual apresenta dados fiscais sobre SC

Arte: Divulgação/GovSC

Publicado em 03/09/2021

O Governo do Estado está lançando mais uma versão do Balanço Cidadão, uma forma didática de apresentar as contas estaduais, de leitura fácil, que possibilita maior acesso e conhecimento, promovendo a educação fiscal. 

O Balanço Cidadão é elaborado pela Diretoria de Contabilidade e Informações Fiscais (DCIF), da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC). Com 76 páginas, o documento apresenta a estrutura administrativa do Estado, trazendo dados sobre orçamento, receita, benefícios fiscais, dívida pública, investimentos e destaques de algumas áreas, como Agricultura, Saúde, Educação, Segurança, Infraestrutura e Desenvolvimento.

“É uma oportunidade de apresentar dados econômicos e sociais de Santa Catarina, informando a sociedade catarinense sobre os investimentos e as ações realizadas ao longo de 2020”, disse o secretário da SEF/SC, Paulo Eli. Ele lembrou que, apesar de um ano atípico e difícil por conta da pandemia de Covid-19, mais uma vez as contas do Governo catarinense foram aprovadas por unanimidade pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), com o menor número de ressalvas e recomendações em quase duas décadas.

“Trabalhamos arduamente para conquistar os melhores resultados, com gestão e responsabilidade, a fim de garantir a prestação de serviços com eficiência e o cumprimento das obrigações e metas perante os catarinenses”, completou a secretária adjunta da SEF/SC, Michele Roncalio.

Nesta edição, uma família catarinense apresenta as informações com ferramentas virtuais que passaram a integrar ainda mais o cotidiano. “Utilizamos como personagens os membros de uma família, que foram aprendendo sobre as finanças públicas do Estado por meio de diálogos, tanto presenciais quanto fazendo uso das redes sociais e de aplicativos”, explica o diretor da DCIF, Jefferson Fernando Grande.

Confira a nova edição do Balanço Cidadão clicando AQUI.

Da redação

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp