00:00
21° | Nublado

Atividade física durante a gravidez traz benefícios às gestantes e aos bebês

Os exercícios para membros inferiores são importantes por ajudarem na circulação sanguínea e linfática, diminuindo os sintomas de inchaço e queixa de dores nas articulações devido o aumento do peso (Foto: Divulgação)

Publicado em 06/04/2017

Os exercícios físicos durante a gravidez e após o parto trazem inúmeros benefícios, tanto à gestante quanto ao bebê. Estatisticamente, mulheres gestantes ativas têm menor chance de aborto, malformações placentárias e anomalias congênitas comparadas a mulheres sedentárias, entretanto algumas atenções extras são necessárias.

Durante esta fase, a gestante tem um aumento dos níveis do hormônio chamado relaxina, com maiores chances de instabilidade nas articulações, aumento da frequência cardíaca e alterações de postura significativas que devem ser consideradas para a escolha de exercícios seguros e funcionais, com o devido controle da intensidade. Pensando nisso, a Academia Better You está desenvolvendo um programa de treinamentos para gestantes, com acompanhamento profissional, que também inclui o trabalho pós-parto, quando os bebês poderão acompanhar as mães nos exercícios.

Com 28 semanas de sua primeira gestação, Poliana Martins Costa, 31 anos, marca presença quase todos os dias na Academia Better You para fazer exercícios de musculação e aeróbica sob a orientação do professor Diego Hernandez. “Fiz o pré-natal e, como não havia contraindicação, o médico me liberou para fazer os exercícios que eu estava habituada a fazer. Apenas dei uma controlada no ritmo nos três primeiros meses”, diz Poliana, que terá um menino, Thiago, como o pai, que também faz musculação e treino funcional na Academia Better You.

De acordo com Poliana, os exercícios a ajudaram a controlar o peso, a ter mais disposição e a não sentir nenhum dos sintomas comuns da gravidez, como inchaço e enjoos. “Está sendo uma gestação bem tranquila. Pretendo me exercitar até o final da gravidez”, afirma a futura mamãe, cujo bebê deve chegar no final de maio.

Estudos realizados pelo American College of Obstetricians and Gynecologists (ACOG) e American College of Sport and Medicine (ACSM), além de outras pesquisas independentes, indicam que as gestantes que se exercitaram durante e após o parto demonstraram uma condição psicológica melhor do que as sedentárias. Ao fazerem exercícios, as mulheres dedicam um momento para cuidarem de si enquanto a rotina das suas vidas está mudando. Isso causa uma diminuição no estresse e nos sintomas da depressão em até 60%, o que se reflete positivamente na relação materno-infantil.

Estatisticamente, as mulheres que se exercitam têm 30% mais chances de voltarem ao peso e percentual de gordura pré-gravidez, um ano após o parto. E nove em cada 10 mulheres não apresentam dores, sangramentos intensos, lesões musculoesqueléticas, problemas reprodutivos ou de amamentação associados ao retorno à prática de atividades físicas. 

Entre os benefícios dos exercícios físicos para as gestantes estão a melhora da função cardiovascular, melhora do estado psicológico, ajuda no controle do peso corporal, uma recuperação pós-parto mais rápida; diminuição dos riscos de parto prematuro e cesariano e a ajuda no controle da bexiga, entre outros. Para os bebês, a atividade física durante a gestação pode trazer diversos benefícios como o melhor desenvolvimento neurológico, maior tolerância ao estresse e ao trabalho de parto, menor risco de prematuridade, maiores chances de serem crianças saudáveis, sem muito peso, melhor função cardiovascular, motora e metabólica.

Da redação