00:00
21° | Nublado

Após CASACOR, projetos despojados e com pegada industrial seguem abertos ao público no Pátio Milano

Foto: Divulgação

Publicado em 30/10/2019

Com o fim da edição 2019 da CASACOR/SC em Florianópolis no último domingo (27), os ambientes comerciais que fizeram parte do circuito da mostra abrirão ao público em nova fase no Cidade Milano, no Centro. Gelateria, cervejaria, café, hortifruti de orgânicos, hamburgueria, pizzaria, winebar, açaiteria, boutique de carnes e peixaria gourmet, operações já planejadas para funcionar no local, tiveram inauguração especial durante o evento e em espaços assinados por grandes nomes da cena de décor e arquitetura do Estado. Os projetos integram a ala gastronômica do mall Pátio Milano, shopping localizado dentro do empreendimento. A abertura será após a desmontagem da CASACOR – a data prevista é até o final de novembro, com horário de funcionamento das 11h às 23h.

Assinado pelo trio Tais Marchetti Bonetti, Giovani Bonetti e Luiz Fernando Zanoni, o Pátio Milano dá o tom dos espaços de comércio no mall. O ambiente foi concebido para ser o ponto de encontro de pessoas em torno da gastronomia e do bom viver.

— Como profissionais de arquitetura e urbanismo, acreditamos que, além de ser um ponto de lazer e de encontro para os moradores do condomínio, vai propiciar um novo momento para toda a região da Av. Mauro Ramos. Trata-se de um equipamento de lazer para todo o entorno. Temos feito projetos como esse pelo Brasil e tem sido um sucesso de uso porque a proposta é de um espaço democrático, ou seja, opções para todos os gostos num só lugar — diz a arquiteta Tais Marchetti Bonetti.

O ar industrial, moderno e despojado aparece na composição entre metal, grafite, piso cimentício e as colunas em concreto.

— Esse estilo industrial, tão falado, traz forte a presença do metal. É um elemento que deixa todo o ambiente descontraído e com linguagem contemporânea e dinâmica. E os materiais também são despojados. Os espaços de comércio seguem essa diretriz para criar a harmonia — ressalta Tais.

Os Banheiros Funcionais, também assinado pelo trio, segue a mesma proposta do ambiente do Pátio Milano e quiosques. O azulejo branco é o que remete ao estilo industrial e os espelhos redondos são a cereja do bolo.

— A ideia de trazer a CASACOR para dentro do Cidade Milano fez com que as pessoas pudessem conhecer e entender o empreendimento. Além disso, durante a mostra abrimos as portas do Casarão Hercílio Luz e pudemos contar como foi o processo de restauro. Entendemos que esse espaço é muito importante também para a revitalização de toda a região. E o Pátio Milano propõe a conexão entre as pessoas: entre quem mora, quem trabalha e quem visita — afirma a arquiteta Eduarda Tonietto, responsável pelo conceito do Cidade Milano.

Projetos exclusivos integraram circuito da CASACOR

Referência na cidade, o café Uma Origem ganhou ambiente assinado por Larissa Aguiar. Batizado Do Grão à Xícara, o espaço é contemporâneo e propõe ao público a aproximação e a experiência de acompanhar toda a feitura da bebida nas banquetas próximas ao balcão. A paleta de cores suaves contrapõe o grão do café e os equipamentos.

O projeto da hamburgueria, o Burger Dream, assinado pela 3P Studio, enaltece as linhas retas, o gradil, o P&B e a cor azul. O grande balcão em Silestone traz a diagonal para criar movimento, dar força para a fachada e refletir o dinamismo, enquanto o neon dispersa a atenção para os principais produtos da casa.

— O conceito que norteou o projeto foi o fast casual, que é uma das maiores tendências de consumo dentro do mercado gastronômico. Esteticamente, quisemos trazer um ambiente que passasse a ideia de modernidade, limpeza e inovação — explicam as autoras.

Assinados por Guilherme Garcia, os projetos dos ambientes Tigela Roxa (açaiteria) e Frutaria funcionam dentro de uma  ilha. Na quitanda, os produtos são expostos no entorno. A bancada foi feita com Agbo quartz, um composto produzido a partir de rejeitos da indústria da tecnologia. A açaiteria também cresce em torno da ilha e propõe a ideia que o cliente sinta-se em casa, como se na própria bancada.

— Este ano a CASACOR em Florianópolis apostou em novidades e a parceria com a Milano só enriqueceu a mostra, na medida em que a visita passou a ser uma experiência também de lazer e conhecimento. Foi uma edição de sucesso e estamos muito felizes — comemora a diretora da mostra, Francis Bernardo.