00:00
21° | Nublado

Adutora da Casan que havia sido rompida por conta da chuva volta a funcionar

O religamento atrasou devido à colocação de mais uma barra longitudinal sobre as estruturas e fixação dos cabos de ancoragem dos pilares (Foto: Divulgação/Casan)

Publicado em 24/05/2017

Foi religada às 22h30 dessa terça-feira, 23/05, a adutora de 800mm de diâmetro que capta água do Rio Pilões, em Santo Amaro da Imperatriz. A partir de agora, aproximadamente mais 1,5 mil litros por segundo abastecem a Grande Florianópolis, iniciando o processo de normalização do sistema.

 A Casan prevê que a partir desta tarde de quarta-feira (24/05), o sistema já poderá levar água às regiões até então afetadas, como as partes mais altas de São José e Biguaçu, ruas localizadas em pontas de rede (ao final das tubulações) e as regiões do Centro e Bacia do Itacorubi (Trindade, Santa Mônica, Pantanal, Carvoeira e arredores) em Florianópolis, regularizando totalmentre o abastecimento. 

A empresa mantém o pedido para que a população não afetada permaneça se limitando ao uso essencial de água nesta quarta-feira, para que as regiões prejudicadas sejam abastecidas de maneira mais ágil e tranquila.

Operação

Logo que foi religada a adutora, os primeiros testes mostraram que foi bem sucedida a operação de reforço nos pilares de sustentação da estrutura, feito com aço galvanizado. Ele permite que a tubulação suporte a forte pressão da água, mesmo que o solo esteja muito encharcado e instável devido às fortes chuvas do fim de semana.

O religamento estava previsto para ocorrer no final da tarde/início da noite dessa terça-feira, 23/05, mas atrasou devido à colocação de mais uma barra longitudinal sobre as estruturas e fixação dos cabos de ancoragem dos pilares.

A operação de conserto da adutora começou na manhã de domingo, 21/05 - e logo o sistema acusou o rompimento - e foi realizada de maneira ininterrupta por quase 70 horas, inclusive nas madrugadas. Os trabalhos foram realizados por cerca de 60 trabalhadores em sistema de revezamento, com auxílio de geradores, três escavadeiras hidráulicas e dois caminhões.

A adutora foi consertada, inicialmente, nas primeiras 24 horas e entrou em operação às 12h de segunda-feira, 22/05, mas não passou no teste ao ser submetida à primeira pressão. Por medida de segurança, os engenheiros decidiram reforçar a estrutura com placas de aço. As placas galvanizadas foram instaladas até o final da tarde da terça, 23/05, quando se iniciaram os testes dos escoramentos metálicos (dos pilares) e testes de carga (com a pressão da água).

A Grande Florianópolis (São José, Santo Amaro, Biguaçu, Palhoça e a Capital) tem sido abastecida desde domingo com água de outros mananciais, como o Rio Cubatão, mas sem o Pilões a vazão é reduzida quase à metade. O Aquífero dos Ingleses mantém abastecido o Norte da Ilha. As regiões Sul e Leste da Ilha se valem do Sistema da Lagoa do Peri, com exceção do Bairro Carianos. Os bairros Santo Antônio, Sambaqui, Cacupé e proximidades são auxiliados com água do Norte da Ilha.

Casan mantém a solicitação de uso essencial de água à população

A vazão da ETA Cubatão, Estação de Tratamento de Água que abastece a Grande Florianópolis, registrava a passagem de 2.750 litros por segundo às 7h da manhã de hoje, um volume maior do que os habituais 2.500 l/s dessa unidade. Este número de 2.750 l/s mostra que está operando a pleno a adutora de 800mm recuperada na noite de ontem, cuja operação começou às 22h30min.

A adutora capta água bruta do Rio Pilões e leva para ser tratada na ETA Cubatão, de onde começa a ser distribuída. A adutora estava rompida desde a madrugada de domingo devido a deslizamentos de terra na região de captação causados pelas chuvas do fim de semana.

Mesmo com boa vazão, a Casan mantém o pedido à população em geral para que se limite ao uso essencial de água, pelo menos ainda na quarta-feira, para que as regiões mais prejudicadas possam ser reabastecidas de maneira mais rápida.

A Companhia mantém a informação de que áreas localizadas em pontos mais altos de Biguaçu (como os bairros Três Riachos, Fundos e Janaína), de São José (região da Forquilhinha, Potecas, Serraria e Barreiros) começarão a ser regularizadas em sua plenitude somente a partir do final desta tarde. O mesmo deve ocorrer na Bacia do Itacorubi, em Florianópolis, a última região da Ilha que recebe a água que vem da ETA Cubatão (a água que vem do continente). Esta região compreende os bairros Itacorubi, Trindade, Parque São Jorge, Pantanal, João Paulo e proximidades. O bairro Santa Mônica, embora localizado na mesma Bacia, pode ser abastecido com um pouco mais de agilidade devido ao fato de ser mais plano.

A Central de Atendimento para solicitações de serviços atende pelo fone 0800.643.0195 ou chat online do site: www.casan.com.

Da redação