00:00
21° | Nublado

A bordo de motorhome, casal de SC compartilha suas experiências sobre rodas

Wellington e Carina, do Rotas Recalculadas, deixaram seus empregos tradicionais para conhecer o Brasil de carro, sem data para voltar para casa (Foto: Reprodução)

Publicado em 22/07/2021

Viajar pelo mundo com uma casa nas costas é o sonho de muitos casais, mas só é possível para aqueles que são curiosos e, claro, bastante corajosos. A pandemia causada pela Covid-19 aflorou o nomadismo em diferentes perfis de brasileiros. A liberdade de reunir o essencial e cair na estrada foi o principal guia do casal da serra catarinense, Wellington Waltrick e Carina Amâncio, que decidiu, literalmente, recalcular a rota da vida em comum em busca de aventura.

A decisão de trocar uma rotina comum em Santa Catarina para viver a experiência de conhecer o Brasil e o mundo sobre quatro rodas virou um plano concreto. Após um tempo de reflexão e de assistir a diversos vídeos sobre viagens a bordo de um motorhome, Wellington e Carina disseram adeus ao cotidiano pacato e se mudaram para sua nova casa de quatro rodas, abraçando um novo estilo de vida com uma residência móvel, sem endereço fixo e também sem previsão de volta. 

Sob o nome “Rotas Recalculadas” o projeto ganhou vida em junho de 2021 e tem crescido a cada dia. Em apenas um mês na estrada, o casal já visitou belas paisagens em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, seguindo um roteiro que iniciou pelo litoral do Brasil. O plano é passar ainda pelo centro-oeste e seguir em direção ao nordeste. A grande meta da viagem é ir do Ushuaia ao Alaska, quando as fronteiras se abrirem, passando por Uruguai e Chile, por exemplo. 

Por conta da pandemia, o roteiro traçado pelo casal precisou passar por adaptações. A data de partida foi prorrogada para junho de 2021, enquanto acompanhavam o cenário do coronavírus no país. O trajeto também sofreu alterações e os planos de desbravar o Brasil e  países vizinhos foram adiados até segunda ordem. Como resultado, a experiência ganhou mais calma e tranquilidade, em períodos maiores em alguns destinos brasileiros.

O casal também tem se destacado recentemente como criadores de conteúdo, e viram crescer sua popularidade no Kwai, app de criação e compartilhamento de vídeos curtos, onde conquistaram mais de 90 mil seguidores em apenas um mês, sendo hoje um dos perfis mais relevantes de viagem na plataforma.

“Os vídeos curtos são uma grande tendência que o público vem criando e vão se tornar cada vez mais relevantes entre os usuários brasileiros", prevê Wellington. A principal finalidade do Rotas Recalculadas é mostrar para seus seguidores um estilo de vida prático e aventureiro, assim como incentivar mais pessoas a viajarem e seguirem seus sonhos. Como eles estão fazendo.

A dupla teve que se adaptar a um modelo minimalista, sem alguns detalhes da vida cotidiana, que, na opinião deles, não é para todo mundo. Até na alimentação foram necessários alguns ajustes, como preparar a sua própria comida e reduzir as idas a restaurantes. Embora a lista de desafios seja longa, os aprendizados certamente compensam. “Queremos mostrar que é possível viver na simplicidade - seja para resolver problemas ou ter outras perspectivas”, ensina Carina.

Por enquanto, o casal continuará em Santa Catarina para, em breve, ser vacinado contra a Covid-19. Essa será a única rota que não precisará ser recalculada. Até a viagem seguir novamente o plano inicial.

Da redação

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp