00:00
21° | Nublado

Setembro Dourado alerta sobre o diagnóstico precoce câncer infantil

(Foto: Divulgação)

Publicado em 05/09/2017

Começou o “setembro dourado”, campanha nacional de conscientização sobre o câncer infantojuvenil promovida pela Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC). A doença é a segunda maior causa de morte de crianças e adolescentes no País, atrás apenas de acidentes e violência.
Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), todos os anos 12 mil crianças e jovens são diagnosticados com câncer no Brasil, dos quais 70% dos pacientes possuem chance de cura se diagnosticados precocemente.

Para Teresa Fonseca, oncologista e presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE), é preciso evoluir o diagnóstico precoce para que haja maiores chances de cura. “O Brasil possui uma taxa de cura em torno de 50% dos casos, distante de países como Estados Unidos, cuja a taxa de cura é de 80%”, diz a especialista.

Ela destaca ainda que no Brasil há dificuldade no acesso desde o atendimento básico até o tratamento especializado do câncer. “Somos um país de dimensão continental, então vemos muita discrepância no acesso à saúde e não existem condições de atendimento adequadas em todos os lugares”, completa.

Para o tratamento do câncer infantojuvenil é necessária atenção às necessidades biopsicossociais do paciente. “Para isto é importante empenho de diversos setores, para que trabalhem juntos em prol de uma causa” finaliza Teresa.

Na campanha Setembro Dourado, iniciativa da CONIACC, o amarelo tem função de demonstrar um sinal de alerta para a necessidade de atitudes que levem ao diagnóstico precoce. Já a cor dourada simboliza o “padrão ouro” que necessitam os pacientes de câncer infantojuvenil.
 
Da Redação