00:00
21° | Nublado

​Comcap faz mutirão para limpar toda a cidade

No primeiro dia foram recolhidas 637 mil quilos, o equivalente à carga de 109 caminhões coletores em 17 horas ininterruptas de trabalho (Foto: PMF/Divulgação)

Publicado em 17/07/2017

Com o fim da greve e a Comcap 100% pública, a força-tarefa que mobilizou 400 trabalhadores recolheu 637 mil quilos de resíduos em Florianópolis no último sábado (15). O equivalente à carga de 109 caminhões coletores. A Prefeitura de Florianópolis estima que, nesse ritmo, a cidade estará limpa em no máximo quatro dias.

Das 9h30min às 2h30min de domingo, o Siscore (Sistema de Coleta de Resíduos) registrou 76 despachos. As equipes de coleta, normalmente formadas por garis e motorista, foram reforçadas ontem por auxiliares operacionais, que trabalham nas funções de varrição e roçagem, por mecânicos e até por garis e gerentes que estavam em férias e voltaram para ajudar.

“Nessas horas, a Comcap mostra que tem brio. Agora teremos economia para fazer os investimentos necessários”, garantiu o presidente Carlão Martins sobre os benefícios da Lei 618, sancionada pelo prefeito Gean Loureiro em 13 de julho, que transformou a empresa de economia mista de direito privado em autarquia municipal. A mudança na personalidade jurídica torna a Comcap de direito público, preservando todos os direitos dos empregados, inclusive a estabilidade no emprego até que o último dos 1,6 mil celetistas se aposente.

Comunicação colaborativa

No grupo Comunica Comcap, no WhastApp, foi registrada a operação de retorno, com hashtags como #somostodoscomcap e #comcap100%, com imagens do trabalho e testemunhos do reconhecimento da população à marca que neste mês completa 46 anos e que chegou a uma equação para sustentar seu futuro.

A principal preocupação dos trabalhadores era já no primeiro dia de retorno limpar as áreas mais adensadas, mas conseguir chegar também a servidões do maciço do Morro da Cruz ou do Rio Vermelho ou mesmo no Monte Cristo. “A Comcap tem esse compromisso de estar em toda a cidade o tempo todo, especialmente onde os serviços públicos essenciais são ainda mais necessários”, aponta Carlão Martins.

Esforço da oficina

O diretor Ricardo Leal também destaca o esforço dos mecânicos do Departamento de Manutenção que conseguiram assegurar o ritmo de trabalho disponibilizando 29 caminhões compactadores, sete caçambas, caminhão grua e veículos de menor porte. 

Pelo acordo que pôs fim à greve, entre o Sintrasem e a Prefeitura de Florianópolis, mediado pelo Tribunal Regional do Trabalho e validado pela assembleia dos empregados, os trabalhadores se comprometeram a compensar os dias parados abrindo mão de horas extras até que a cidade esteja limpa.  

A operação na rua foi suspensa às 23h, explica o diretor de Operações, Ricardo Leal, para garantir a segurança dos empregados e para seguir com vigor neste domingo. Perto da meia-noite, o registro era de 625 toneladas. O último caminhão fez o transbordo no Centro de Valorização de Resíduos (CVR), no Itacorubi, às 2h30min, totalizando no sistema 637.270 quilos recolhidos durante 17 horas de trabalho ininterrupto.

 

 

Da Redação