00:00
21° | Nublado

Jurerê Jazz Festival 2017 terá shows gratuitos

Alegre Côrrea (Foto: Divulgação)

Publicado em 17/04/2017

​O Jurerê Jazz Festival 2017 mantém a tradição de unir importantes nomes do cenário internacional e nacional com músicos locais, e em muitas ocasiões promovendo parcerias entre eles no palco, voltando seus holofotes também para artistas menos conhecidos, mas de grande expressão. "Queremos dar visibilidade aos artistas, formar plateia e democratizar o acesso a um produto cultural que, esperamos, seja reconhecido nos próximos anos pela relevância do seu conteúdo", explica o criador e idealizador do evento, o produtor cultural Abel Silva, da A2 - Música e Comportamento.​

Entre as poucas atrações desse ano com venda de ingressos, está o show que reunirá no mesmo palco o norte-americano JJ Jackson (hoje radicado em São Paulo) com o gaitista Flávio Guimarães, da banda carioca Blues Etílicos (21/4, 20h), abrindo a apresentação de Maria Gadú (21h), um show intimista em que ela canta standards de jazz e blues, no hotel Jurerê Beach Village.

O hotel tem uma das novidades do evento esse, ano, o Palco Blues. Na noite seguinte, se apresentam nele a diva da bossa & jazz Leny Andrade e o violonista e compositor ilhéu Luiz Meira (22/4, 21h)), que nos últimos anos vem atuando ao lado de importantes nomes da MPB e acompanhando Gal Costa em suas turnês. Esse show terá abertura de outra parceria de sucesso: o violonista e guitarrista paulista Cássio Moura, radicado em Florianópolis, faz show acompanhado da cantora gaúcha Jana Gularte (20h), com quem vem dividindo os palcos da Ilha há pelo menos três anos.​

O saxofonista Derico, do Quarteto do Jô, fará três apresentações no Jurerê Jazz, nos dias 20, 21 e 22/4, às 21h, no Il Campanário Resort (o ingresso será apenas couvert artístico). Na primeira data, e show de abertura do festival, ele é convidado da banda M.nesa, de Florianópolis (20/4, 21h), e nas outras duas noites será o saxofonista quem receberá convidados em seu palco.

O Grande Encontro de Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo será o show de encerramento, no feriado de 1° de mai​o​ (20h), no Parador 12 de Jurerê, com ingressos à venda. Mas até lá o público terá mais de 30 bons espetáculos para assistir de graça em Jurerê, na Plataforma Zero do Open Shopping e na área externa do Il Campanário Resort. Palco, cobertura para proteger de eventuais chuvas e uma estrutura completa para o conforto do público estão entre as características da programação gratuita nesses pontos.

Os locais permitem que o público leve cadeiras, toalhas de praia, bebidas e petiscos para piqueniques, e até mesmo seus pets para os shows. Nesse ano, parte da programação ainda será compartilhada com o festival de sapateado Floripa Tap, também com apresentações de graça em Jurerê.

Quem puxa a fila de espetáculos abertos ao público será o guitarrista porto-alegrense Rick Boy Slim, no dia 21 de abril, às 17h, no Jurerê Open Shopping, seguido no mesmo local pelo gaitista catarinense Otávio Marcolla (18h) e pelo gaitista Flávio Guimarães (19h), da banda carioca Blues Etílicos, em apresentação solo antes do show em parceria com JJ Jackson (este logo depois, às 20h, no hotel Jurerê Beach Village, com ingressos à venda pela Blueticket).

Há vários destaques locais ao longo dos 12 dias de Jurerê Jazz e muitos oriundos do cenário musical gaúcho, como a banda Delicatessen, que vendeu discos até no exterior com seus standards de jazz com bossa nova (dia 27/4, 20h30); o vocalista, baixista, compositor e letrista gaúcho Mustache Maia, hoje radicado em Florianópolis (22/4, 18h); e o multi-instrumentista Alegre Correa, que também migrou para a Capital catarinense e foi vencedor do Grammy Awards 2010 como guitarrista do disco "75", de Joe Zawinul & The Zawinul Syndicate (Heads Up International), na categoria “Melhor Álbum de Jazz Contemporâneo” (29/4, 20h30). Alegre Correa fará duo no palco com Diogo de Haro, em show com participação ainda de François Muleka.

Jovem promissor no cenário do jazz, nascido na capital catarinense e com mestrado no gênero concluído na Universidade da Geórgia após uma temporada de 10 anos nos Estados Unidos, Felipe Coelho participa desde a primeira edição e é destaque num dos pontos fortes do festival: a diversidade de estilos da música instrumental.

Nos EUA ele tocou com nomes como o trompetista Randy Brecker, o saxofonista Kenny Garrett e o guitarrista nova-iorquino Frank Vignola, e vai apresentar no dia 1° de maio (17h), no Open Shopping, o disco autoral "Hora Certa", pautado não só pelo jazz, mas também pela world music instrumental influenciada pela música brasileira, flamenca, indiana, erudita e experimental.

A programação completa, e que ainda vem sendo atualizada com novas atrações, está em http://www.jurerejazz.com.​