00:00
21° | Nublado

Inscrições abertas para cursos técnicos gratuitos no IFSC

São mais de 700 vagas na Grande Florianópolis (Foto: Divulgação)

Publicado em 19/06/2017

Estão abertas até 29 de junho as inscrições para cursos técnicos concomitantes, técnicos subsequentes, técnico integrado (em Palhoça) e educação profissional de jovens e adultos (Proeja) do IFSC. São 1.942 vagas em 50 cursos de 16 cidades de SC. Só na Grande Florianópolis, são 706 vagas nos câmpus Florianópolis, Florianópolis-Continente, Palhoça Bilíngue e São José.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pello site http://ingresso.ifsc.edu.br. Quem não tem acesso à internet pode fazer sua inscrição em um dos câmpus do IFSC, onde há computadores à disposição dos candidatos. A seleção é por sorteio.

Nos cursos técnicos concomitantes, o estudante faz o ensino técnico no IFSC e o ensino médio em outra instituição. É necessário ter concluído o primeiro ano do ensino médio até a data da matrícula para ingressar nesse tipo de curso.

Já no curso técnico integrado, o estudante faz o ensino médio e o técnico juntos no IFSC. Neste processo seletivo, há apenas um curso desse tipo com vagas abertas, o de Comunicação Visual do Câmpus Palhoça Bilíngue. Os cursos técnicos subsequentes, por sua vez, são destinados a quem já concluiu o ensino médio.

O quarto tipo de curso com vagas abertas neste processo seletivo é o Proeja, que integra a educação profissional com a educação de jovens e adultos (EJA). Os cursos exigem ensino fundamental (antigo primeiro grau) completo e idade mínima de 18 anos, com exceção do curso de Informática do Câmpus Tubarão, que tem como requisito apenas a conclusão do primeiro segmento (até a antiga 4ª série, ou atual 5º ano) do ensino fundamental.

Reserva de vagas

O IFSC reserva metade das vagas para estudantes que fizeram todo o ensino fundamental em escola pública. Dessas vagas, metade fica para candidatos cuja renda familiar total é menor ou igual a um salário mínimo e meio e outra metade para aqueles cuja renda familiar total é maior que um salário mínimo e meio. Ainda, dentro de cada uma dessas divisões por renda, há reserva de 37% das vagas para pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.

Caso haja mais inscritos que vagas, a seleção para ingressar nos cursos será feita por sorteio público em 5 de julho. A divulgação dos candidatos selecionados será divulgada em 14 de julho na área de Resultados.

Mais informações devem ser conferidas nos editais que regulamentam o processo seletivo e que estão disponíveis no site http://ingresso.ifsc.edu.br. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail ingresso@ifsc.edu.br.

Confira abaixo os cursos com vagas abertas a região:

Florianópolis 
Subsequente em Agrimensura - matutino (24 vagas) e noturno (24 vagas)
Subsequente em Edificações - matutino (30 vagas) e noturno (30 vagas)
Subsequente em Eletrônica - noturno - 40 vagas
Subsequente em Eletrotécnica - noturno - 32 vagas
Subsequente em Informática - vespertino - 24 vagas
Subsequente em Manutenção Automotiva - matutino - 36 vagas
Subsequente em Mecânica - vespertino (28 vagas) e noturno (28 vagas)
Subsequente em Meio Ambiente - noturno - 25 vagas
Subsequente em Meteorologia - vespertino - 32 vagas
Subsequente em Saneamento - noturno - 24 vagas
Subsequente em Segurança do Trabalho - noturno - 32 vagas

Florianópolis-Continente
Subsequente em Confeitaria - matutino - 40 vagas
Subsequente em Cozinha - vespertino - 40 vagas
Subsequente em Guia de Turismo - noturno - 40 vagas
Subsequente em Restaurante e Bar - vespertino - 40 vagas

Palhoça Bilíngue
Integrado em Comunicação Visual - vespertino - 40 vagas
Subsequente em Tradução e Interpretação de Libras - noturno - 40 vagas

São José
Subsequente em Refrigeração e Climatização - noturno - 32 vagas
Subsequente em Telecomunicações - noturno - 25 vagas

 

Da Redação