00:00
21° | Nublado

Horário de verão começa à meia-noite de domingo, 15 de Outubro

Aeroporto Internacional Hercílio Luz (Foto: Quinho Mibach)

Publicado em 13/10/2017

No próximo domingo, 15 de outubro, à meia-noite, terá início a 42ª edição do Horário de Verão (HV). Até 18 de fevereiro, moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem adiantar seus relógios em uma hora. A implantação da medida provoca o deslocamento da entrada da iluminação pública e consumo residencial, evitando a coincidência entre o consumo industrial e comercial, registrada normalmente após às 18 horas.

"Sem o Horário de Verão, este fato poderia causar um pico de demanda elevado entre 18h e 21h, em uma época do ano em que o sistema é comumente submetido a severas condições operativas de demanda", explica o gerente do Departamento de Comercialização da Celesc, Gustavo Rocha. Para ele, os principais benefícios da medida são a maior confiabilidade de suprimento em determinadas áreas do Sistema Elétrico, maior flexibilidade operativa e redição de cortes de carga em situações de emergência.

Na última década, a diminuição na demanda por energia entre 18h e 21h ao longo do Horário de Verão foi de, aproximadamente, 4,5%. Nas regiões do país em que o HV é adotado foi registrada uma economia de 0,5% no consumo de energia, em todo o período do Horário de Verão. Isso corresponde ao consumo mensal de energia de uma cidade com 2,8 milhões de habitantes, como Brasília, por exemplo. 

 

Da Redação