00:00
21° | Nublado

Festival ​catarinense ​ Floripa Tap tem edição especial de uma semana n​o Rio de Janeiro

Projeto da Funarte reúne os principais talentos do gênero no Brasil de ​hoje (​30/8) a 4 de setembro​​ (Foto: Divulgação)

Publicado em 30/08/2016

Uma edição especial do Floripa Tap, um dos principais festivais de sapateado da América do Sul, realizado há seis anos em Florianópolis​ (SC)​, será apresentado na programação cultural da Rio 2016​, na fase pré-Paralimpíadas​. 

Cinco espetáculos de grupos de vários Estados do Brasil e uma noite de performances vão apresentar, no Teatro Dulcina, a fusão da dança originalmente norte-americana com os ritmos musicais da nossa cultura. O projeto “Floripa Tap nas Olimpíadas” foi selecionado pela Funarte e conta ainda com 20 oficinas de sapateado e música ministradas por 10 diferentes professores com talento reconhecido nos principais festivais do gênero no mundo, como a idealizadora do Floripa Tap, a coreógrafa Marina Coura, o norte-americano radicado no Rio, Steven Harper, a bailarina e coreógrafa carioca Adriana Salomão e a paulista Chris Matallo. Harper vai comemorar 30 anos de carreira em sua apresentação, sendo 25 deles no Rio, onde se naturalizou brasileiro e é um dos principais incentivadores do sapateado.

Um dos destaques do projeto é que todas as oficinas e espetáculos são gratuitos ao público, que deve se inscrever previamente para as aulas (em www.floripatap.com.br) e retirar os ingressos para as apresentações na bilheteria do Teatro Dulcina. Outro atrativo é a oficina de sapateado para pessoas com deficiência auditiva, onde o desafio é ritmar a dança com movimentos do corpo e vibrações de tambor para quem não pode ouvir a marcação dos sapatos. Além disso, um dos cinco espetáculos, o “Recriando Linguagens”, no dia 4 de setembro, terá audiodescrição para pessoas com deficiência visual.

“Todos os anos Florianópolis recebe sapateadores de diversos países e do Brasil todo e, com muito profissionalismo, promove uma fusão cultural por intermédio do sapateado, a partir de diferentes ritmos e estilos musicais. Nossa proposta foi trazer uma mostra semelhante para o Rio em um momento marcado pela diversidade, uma oportunidade única para divulgar nossos talentos no tablado”, explica Marina Coura, coreógrafa e coordenadora do “Floripa Tap nas Olimpíadas”.

O projeto integra a Mostra Funarte de Festivais 2016. O objetivo do Ministério da Cultura e Funarte é dar visibilidade à produção artística brasileira em um momento em que os olhos de todo o mundo estarão voltados para o país em razão dos Jogos Olímpicos. Para o público em geral, em todas as noites serão apresentados espetáculos que mostrarão um resumo do trabalho de pesquisa envolvendo a fusão do sapateado com a cultura brasileira.

A programação tem a participação dos espetáculos "Saguibatu" com Steven Harper e Adriana Salomão (Rio de Janeiro), “Recriando Linguagens” da Cia Trupe TOE (Santa Catarina), “As Quatro texturas” do Grupo 4Tx (Rio de Janeiro), "Compilation" da Cia Vatá (Ceará) e “Ritmos do Mundo” do Grupo de Percussão de Itajaí (Santa Catarina), além de uma Noite de Performance Comentada com grupos vindos de diversos Estados do Brasil.

Procurando ampliar o debate sobre a difusão do sapateado no Brasil, ao fim de cada apresentação haverá um bate-papo com o elenco e os diretores de cada grupo sobre o processo de criação, pesquisa e desenvolvimento. Todas estas conversas serão traduzidas em inglês e libras, ampliando o acesso ao maior número de pessoas. A co-realização do “Floripa Tap nas Olimpíadas” é da Garagem da Dança, com produção da Harmônica Arte e Entretenimento, ambas de Florianópolis.

SERVIÇO

Floripa Tap nas Olimpíadas (veja essa programação também emwww.floripatap.com.br)
Quando: De 30 de agosto a 4 de setembro
Onde: Teatro Dulcina (Rua Alcindo Guanabara, 17, Centro, Rio de Janeiro)
Quanto: Gratuito