00:00
21° | Nublado

Espetáculo circense circula pelas praças da cidade


Publicado em 03/12/2012

O circo saiu das lonas e ganhou novo formato nas ruas. Mas, como nos velhos tempos, a figura do palhaço continua encantando crianças e adultos. A arte da palhaçaria circula pela cidade até 23 de dezembro, no espetáculo “La Conquista”, com os personagens Pituca da Rosa e Chico Chan. A atividade integra o projeto "Parques e Praças, Sim!", contemplado pelo edital do Fundo Municipal de Cultura, lançado pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC).

No total estão previstas 11 apresentações em diferentes bairros da cidade e mais 11 intervenções circenses em unidades educativas no município. Iniciado em novembro, o projeto já passou pelo Bosque Pedro Medeiros/Estreito, Parque de Coqueiros, Parque Ecológico do Córrego Grande e Praça Bento Silvério, na Lagoa da Conceição. As próximas apresentações serão realizadas em Santo Antônio de Lisboa, Centro, Armação do Pântano do Sul, Rio Tavares, Estreito e Ingleses.
Em caso de chuva, a programação será transferida para local coberto ou nova data.

A agenda do espetáculo La Conquista, assim como os locais onde vão acontecer as intervenções circenses e imagens das atividades, pode ser acompanhada pelo blog do grupo Dale Circo (http://dalecirco.blogspot.com.br).

Com duração de 50 minutos, o espetáculo “La Conquista” propõe ao público a interação com os dois palhaços de forma autêntica e peculiar. Oriunda de diferentes culturas, Pituca e Chan dialogam a partir de suas referências, trazendo ao público surpresas, indagações e desafios. Ao longo da apresentação, a personalidade da dupla muda e as habilidades circenses tornam-se a linguagem universal.

Ana Paula Grigoli (Pituca da Rosa) e Carlos Velazquez (Chico Chan) atuam juntos desde 2009, unindo habilidades circenses e humor para montar números cômicos no grupo Dale Circo. Atuando em apresentações de rua, os artistas buscam a proximidade e interação com o público para divulgar a linguagem artística circense. Nas ações pedagógicas que realiza com oficinas de circo para crianças e adolescentes, a dupla transita entre diversas técnicas como o malabarismo, acrobacias individuais e em grupo, trapézio, equilibrismo, maquiagem artística e figurinos.

O Quê: Projeto Parques e Praças, Sim!
Quando: 2 a 23 dezembro de 2012
Onde: Parques e praças de Florianópolis
Quanto: gratuito
Informações e agenda: http://dalecirco.blogspot.com.br

Próximas apresentações do espetáculo La Conquista

2 de dezembro (domingo) – 16h
Praça Roldão da Rocha Pires – Santo Antônio de Lisboa

8 de dezembro (sábado) – 16h
Largo da Catedral – Centro

9 de dezembro (sábado) – 16h
Feira de Artes e Cacarecos – Armação

20 de dezembro (quinta) – 18h
Espaço do Centro Comunitário – Rio Tavares

21 de dezembro (sexta) – 18h
Centrinho – Ingleses

23 de dezembro (domingo) – 18h
Praça Nossa Senhora de Fátima – Estreito

Andréa Fischer