00:00
21° | Nublado

Dez mitos na academia que precisam ser revistos

(Foto: Divulgação)

Publicado em 09/03/2017

Quem costuma se exercitar com regularidade em uma academia certamente já ouviu muitas verdades absolutas, ditas por outros praticantes, que não passam de mitos, ou seja, não correspondem à realidade. Diretora da Academia Better You, localizada no Centro de Florianópolis, Suzana Dallanhol, e a professora de pilates Patrícia Achcar, desfazem alguns desses mitos na lista abaixo:

1- Emagrecimento na esteira – Um dos erros que se deve evitar na academia é achar que se consegue emagrecer rapidamente fazendo uma hora de esteira todos os dias. O exercício aeróbico, para ser sustentado, deve ser realizado em intensidades baixas-moderadas, o que não o torna o mais eficiente para queima de gordura. São necessários, também, exercícios de força, que modificam o metabolismo e auxiliam no maior gasto calórico.

2- Quantidade de peso – Na musculação, muitas vezes os alunos querem obter resultado mais imediato abusando no peso dos exercícios. Uma maior quantidade de carga pode favorecer o surgimento de lesões, caso os exercícios não sejam feitos com a técnica e a orientação adequadas, e todo o trabalho que se teve pode ser perdido.

3- Alongamentos – O alongamento é importante, pois se não for estimulada a flexibilidade, ocorre uma perda na amplitude articular e, assim, compensações de postura surgirão. Para se ter maior saúde nas articulações, mais qualidade e resultados nos exercícios físicos, é importante estabelecer uma rotina de alongamentos com orientação.

>>>>> Leia também:

Conheça cinco dicas para treinar melhor na academia

Autoconfiança é a chave do processo de emagrecimento

4- Volume e intensidade - São referências inversamente proporcionais no que diz respeito ao exercício. Usando uma comparação do atletismo, não adianta a um maratonista largar como se fosse correr 100 metros. Com a técnica adequada, pode-se obter maiores ganhos com um volume menor e uma intensidade maior.

5- Mulheres e musculação – Há um preconceito com relação à musculação para mulheres. Os músculos ficam mais definidos, mas não ganham volume. Nos primeiros três meses de musculação, há um discreto aumento de massa corporal, mas depois desse período o metabolismo normaliza. Há o fator hormonal a ser levado em consideração, pois as mulheres produzem 10 vezes menos testosterona que os homens com a musculação.

6- Yoga e musculação – Há também o mito de que se a pessoa fizer musculação não conseguirá praticar o yoga porque os músculos encurtam. Na verdade, indivíduos que não alongam, seja fazendo exercício físico ou não, irão ficar encurtados. O treinamento de força não faz ninguém ficar com menos mobilidade. O problema é não trabalhar a flexibilidade. Então, para aqueles que fazem musculação, mas fogem do alongamento, o yoga se torna até atividade complementar. Inclusive, a prática do yoga contribui na definição da musculatura por que muitos exercícios são isométricos e estimulam uma musculatura mais firme.

7- Exercício e sono – A prática de exercícios, principalmente no final da noite, pode ou não alterar o sono das pessoas, dependendo do metabolismo de cada um. Há pessoas que treinam até tarde da noite e voltam para casa depois de um bom banho e caem logo no sono. Outros ficam despertos um bom tempo ainda. O importante é que sono (o ideal, de seis a oito horas) libera o hormônio GH, que auxilia no ganho de musculatura. 

8- Tempo de treinamento – O mito de que se deve permanecer no mínimo duas horas na academia para se obter ganhos físicos é parte do passado. Hoje em dia, com as técnicas adequadas e sob monitoramento de bons professores, pode-se fazer um treino muito bem feito de 30 minutos e se obter ótimos resultados.

9- Idade mínima – Profissionais, tanto da medicina quanto da educação física, afirmam que não existe idade para começar uma atividade física, desde que seja praticada com moderação e sob a orientação de pessoas qualificadas.  Os riscos de um treinamento de força bem orientado e individualizado são praticamente nulos e os benefícios são diversos: maturação, crescimento, ossos e músculos têm muitos estudos com resultados positivos!

10 – Atividade física e gestação – Apesar de não haver literatura base para prescrição, existem diversos benefícios do exercício físico durante e após o parto, incluindo o bebê. Estatisticamente, mulheres gestantes ativas tem menor chance de aborto, malformações placentárias e anomalias congênitas comparadas a sedentários e os recém-nascidos mais alertas e menos irritados.  

 

 

Da Redação