00:00
21° | Nublado

Artista traz expressões culturais da Índia para o Centro de Florianópolis

Data: 04/07/2017

A fotógrafa palhocense, Glaucia Mattos, apaixonada por fotografia desde os 17 anos, sempre que viaja aproveita seus destinos para aguçar a sua veia artística. Durante uma passagem pela Índia, a artista fez vários cliques onde captou um pouco da cultura e da essência do povo indiano. O objetivo da Mostra é apresentar fotos apenas com técnicas de luz natural e sem nenhuma manipulação. Serão 16 imagens que ficarão expostas no piso L1, em frente ao Banco Itaú, no Beiramar Shopping, de 20 de junho a 04 de julho.

"Índia, o olhar da alma, é o resultado do meu encontro com este lugar inesquecível: Mumbai, Pune, Nova Delhi, Agra, Jaipur, Udaipur e Varanasi fizeram parte de minhas prioridades nesta viagem que fiz com minha filha, Beatriz e que durou 20 dias. As cores, os olhos, as mãos, muito me impressionaram em um país onde a pobreza é uma constante a cada esquina. Pobreza que se transforma aos poucos em humildade, amor, olhar de compaixão. Os indianos falam com os olhos e seus olhares são tão intensos que a sensação é de transparência completa do que o olhar quer dizer. É como se você olhasse direto para a alma de cada um." Explica a fotógrafa, Gláucia Mattos.

O gerente de marketing do Beiramar Shopping, Carlos Pamplona Jr, ressalta a importância de dar oportunidade e incentivo a artistas locais. "O Beiramar Shopping está sempre aberto à arte e cultura, e quando podemos agregar isso à artistas catarinenses ficamos muito felizes e honrados. "

Sobre a fotógrafa

Gláucia Mattos é catarinense, nascida na Palhoça, na Grande Florianópolis. É casada com Carlos Adilson Silva e mãe da Beatriz, de 21 anos, que são seus parceiros de vida e também a acompanham nas suas "ousadias fotográficas", como ela mesma gosta de dizer. Já fez cursos de fotografia fora do país e expôs por dois anos consecutivos na Lagoa da Conceição com as Mostras "A primeira sobre Reflexos na Cidade de Paraty" e "Sobre Pétalas de Tulipas". Sempre foi curiosa e, por conta disso, acabou entrando no mundo da arte.

Para Gláucia, a fotografia é o espelho da alma e quando ela vê os resultados do seu trabalho, tem mais certeza disso. Seu falecido pai, Sebastião Malagoli Sobrinho, sempre dizia à ela que todos deveriam ter algo que amasse fazer na vida para relaxar , como um cultivo de plantas, pintura, música; e no caso da Gláucia, a fotografia é o seu refúgio que a faz sentir realizada como mulher, mãe, esposa e parceira de vida de todos que a acompanham com a arte e seu jeito de encarar a vida e absorver dela o que mais tem de precioso.

Serviço

Exposição "Índia, o olhar da alma"

Quando: 20 a 04 de julho

Onde: Piso L1, no Beiramar Shopping, em frente ao Banco Itaú

Horário: 10h às 22h

Entrada Gratuita