00:00
21° | Nublado

Sesc celebra o mês do idoso com programação especial em Florianópolis

Data: 01/10/2016

Pioneiro no desenvolvimento de ações que proporcionam um envelhecimento saudável e ativo, o Sesc em Santa Catarina celebra o mês do idoso com programação especial gratuita em todas as regiões do Estado. O Dia Internacional do Idoso, comemorado anualmente em 1º de outubro, foi instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a necessidade de proteger e cuidar a população idosa.

Para marcar a data, o Sesc promove ao longo o mês de outubro mais uma edição do projeto “Idoso em Foco”, que visa proporcionar espaços de integração e reflexão sobre envelhecimento, incentivando a interação social, o protagonismo e empoderamento social deste público.

“Com a tendência da inversão da pirâmide de natalidade, é imprescindível a organização da sociedade civil para atender de forma especifica os idosos. Espaços para trazer à tona assuntos sobre o envelhecimento contribuem para movimentos proativos, fazendo com que as pessoas possam repensar seus conceitos e compartilhar informações”, declara Giseli Mara Schena, gerente de Assistência do Sesc.

A programação acontece em algumas Unidades do Sesc no Estado e em espaços públicos, com parcerias diversas. Rodas de dança circular, caminhadas orientadas em parques, passeios com piqueniques, palestras, oficinas e vivências sobre saúde, bate-papos e conversas para conscientização e promoção dos direitos da pessoa idosa, integram as atividades especiais.

A agenda detalhada do “Idoso em Foco” em cada cidade por ser consultada em:http://http://ww2.sesc-sc.com.br/projeto/94

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

Em 1º/10, Dia Internacional do Idoso, as atividades acontecem em Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque e Jaraguá do Sul. No domingo, 09/10, Balneário Camboriú, Brusque, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Florianópolis (Prainha), Palhoça e Tubarão recebem as programações especiais.

Ação inédita, o “Circuito Projetos de Vida 60+” acontece nas Unidades do Sesc em Palhoça (17/10). O evento contará com exibição do documentário “Envelhescência”, sobre cinco pessoas que se reinventam após completarem 60 anos de vida. A sessão será seguida por bate-papo com um dos personagens do filme, o doutor Luiz Schirmer, paraquedista com mais de 70 anos de idade.

Pelo segundo ano consecutivo, o Sesc promove o “Festival de Integração: Encontro de Idosos”, no Hotel Sesc Cacupé, em Florianópolis, para reunir os participantes dos grupos do Sesc nas Unidades no Estado. Neste ano, a atividade acontece em dois momentos: 05 a 07 /10 e 26 a 28/10. São esperadas mais de 450 pessoas com mais de 60 anos. A programação contempla vivências, confraternizações e oficinas, dança circular, exercícios para estimular a memória, rodas de cantoria, apresentação cultural, confraternização com o tema “Volta ao mundo”, entre outras atividades.