00:00
21° | Nublado

FCC promove primeira edição da roda de conversa Papo Museal

Data: 25/08/2017

Papo Museal são rodas de conversa informais conduzidas pelos setores educativo e museológico do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), em parceria com outras casas administradas pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e com a participação de diferentes setores da sociedade, com o propósito de discutir questões contemporâneas relacionadas aos museus e espaços afins. Como primeiro evento, no dia 25 de agosto, às 19h, o Grupo Cena 11 Cia de Dança, que está em ocupação-residência no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), é o convidado para conversar sobre as possibilidades de conservação de obras contemporâneas no acervo de museus. O encontro será no MASC.

Como salvaguardar uma performance, uma peça de dança ou uma instalação? Fotografias e vídeos dão conta de preservar a essência de um trabalho artístico e sua possibilidade de reprodução/remontagem no futuro? Como fica o direito de autor e o direito de aquisição com relação a esses materiais do acervo, isto é, como expô-los ao público? O encontro irá analisar casos existentes em outros espaços para chegar a um panorama de como esse tipo de situação vem ocorrendo e quais foram as soluções encontradas.

O público-alvo dos encontros são profissionais das áreas relacionadas às artes visuais, museologia ou patrimônio material/imaterial. Para os que necessitarem, será emitido certificado de 3 horas de participação. As inscrições devem ser feitas no link: https://goo.gl/forms/Nwairs3I1qj48FJx2

SERVIÇO

O quê: Papo Museal #1: Arte contemporânea e sua conservação em acervos museais

Data: 25/08/2017, das 19h às 21h

Local: Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) - Localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC)

Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica -  Florianópolis (SC)

Evento gratuito. Emissão de certificado de 3 horas.