00:00
14° | Poucas Nuvens

Cineclube exibe mostra em homenagem ao cineasta Nanni Moretti

Data: 15/08/2017

Nos dias 15, 22 e 29 de agosto, o Cineclube da Fundação Cultural Badesc apresenta a mostra Retrato do Cineasta Enquanto Jovem, com filmes do início da carreira do cineasta Nanni Moretti. 

Serão exibidos os três primeiros títulos em que aparece o personagem alter ego (o outro eu) do diretor, Michele Apicella, protagonista de diversos filmes de Nanni, sempre em uma persona diferente. Nos filmes selecionados, Michele é ator de teatro em Eu Sou Autossuficiente, jovem desocupado em Ecce Bombo e diretor de cinema em Doces Sonhos.

Sobre o diretor:

Além de ser o mais importante realizador na Itália atualmente, Moretti é um dos cineastas mais importantes do cinema mundial nos últimos 40 anos, com uma obra que cobre os principais eventos políticos e culturais da sociedade italiana. Seus filmes se destacam pelo lado cômico, mas sua força vem do rigor estético e político do diretor, além da sua delicadeza na condução dramática.

Todos os filmes serão exibidos às 19h e a entrada é gratuita.

Sinopses:

Dia 15, terça-feira

Eu sou Autossuficiente

(Io Sono un Autarquico) de Nanni Moretti. Itália. 1976. 95 min. Comédia. Sem classificação. Com Luciano Agati, Lorenza Codignola, Simona Frosi.

Jovem se adapta à nova vida, após ser deixado pela mulher e filho, passando os dias com seu grupo de teatro.

 

Dia 22, terça-feira

Ecce Bombo

de Nanni Moretti. Itália. 1978. 103 min. Comédia, drama. Sem classificação. Com Nanni Moretti, Luisa Rossi, Lina Sastri.

Grupo de amigos que participou dos movimentos estudantis da década de 60 se reúne em restaurante para jogar conversa fora e divagar sobre sua situação

 

Dia 29, terça-feira

Bons Sonhos

(Sogni D’Oro) de Nanni Moretti. Itália. 1981. 105 min. Comédia, drama. Sem classificação. Com Nanni Moretti, Piera Degli Esposti, Remo Remotti.

Diretor de cinema prepara seu próximo filme, que será sobre Sigmund Freud. Enquanto isso enfrenta a sua vida diária alternada com sonhos cada vez mais reais e absurdos.

SERVIÇO

O que: Mostra Retrato do Cineasta Enquanto Jovem 
Quando: 15, 22 e 29 de agosto, às 19h
Local: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis – telefone: (48) 3224-8846
Entrada gratuita